Chá de picão serve é indicado para Icterícia

Chá de picão é bem conhecido entre os mais antigos, principalmente entre as parteiras. O picão é conhecido como nome científico Bidens pilosa.

Geralmente é usado em banho em crianças que nascem com icterícia. Mas o que é icterícia ? Icterícia é quando a criança nasce com a pele amarelada devido ao aumento da concentração da bilirrubina na corrente sanguínea.

Geralmente os pediatras recomendam que possam levar os bebês a tomarem banho de sol, principalmente no sol da manhã ou da tardizinha. Isso porque a luz solar ajuda a transformar a bilirrubina no organismo para que consiga ser eliminado facilmente.

E é aí que entra em ação o banho de picão em crianças. Segundo no site da Pediatra Dra Fernanda traz relatando que o Portal da ANVISA vem dando respaldo ao uso do banho ou do chá de picão. Embora segundo o próprio site é relatado que o uso oral para crianças ainda não é comprovado a eficácia.

Conforme demonstrado, a espécie Bidens pilosa apresenta diversas atividades farmacológicas, que podem ser atribuídas aos diversos compostos secundários presentes na espécie, porém mais estudos são necessários para caracterizar sua eficácia e segurança de uso, especialmente através estudos clínicos, já que estes ainda não foram feitos

MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Bidens pilosa (Picão – preto) – Ministério de Saúde /Brasília 2015

Como Usar?

Uso para banho segundo a ANVISA deve ser feito infuso e banhar a criança de 2 vezes no dia com a erva.

Crianças de 3 a 7 anos tomar cerca de 35 ml após a infusão 3 a 4 vezes no dia.

Crianças de 7 a 12 anos tomar cerca de 75 ml após a infusão também 3 a 4 vezes no dia.

Chá de Picão outras ações conhecidas

  • anti-inflamatórias
  • antidiabéticas
  • diuréticas
  • antioxidantes
  • antissépticas
  • anti-ulcerosas
  • hepatoprotetoras
  • antiespasmódicas

Embora esteja publicado pela ANVISA, ainda não está bem esclarecido as ações da erva que levam a um resultado positivo no combate a certas doenças mas ficou provado que é de baixa toxicidade.

Você gostou desse artigo? Veja mais sobre ervas aqui. Compartilhe com seus amigos e comente o que você achou.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Saúde Caseira
Saúde Caseira

Saúde Caseira é um blog que publica assuntos relativos a tratamentos naturais através principalmente das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *