8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Açafrão: Para que serve, qual benefício, como usar

Açafrão: Para que serve, qual benefício, como usar

O açafrão tem sido procurado muito por estes últimos tempos devido sua indicação como um poderoso anti-inflamatório entre outras ações terapêuticas.

Seu nome científico é Curcuma longa L, conhecida também por cúrcumaturméricoraiz-de-sol, açafrão-da-índiaaçafroa e gengibre amarelo.

Tem algumas indicações para culinária e também como corante. Alguns índios usam como pintura no rosto além de usar como medicamento.

Benefício do açafrão para a saúde?

A sua principal indicação terapêutica é combater problemas respiratórios como asma, bronquite, atuando como anti-inflamatório e antialérgica.

No caso da asma, a curcumina que é um dos fitocomplexos do açafrão já se verificou que é eficaz no tratamento, diminuindo muito o uso de corticoides que apresentam vários efeitos colaterais como o aumento de peso por exemplo.

Em pessoas também com problemas cardíacos como doenças coronarianas, miocardiopatia hipertrófica e aterosclerose, é indicado também o uso do açafrão.

Pode ser usado também topicamente em ferimentos para aumentar a velocidade da cicatrização, atuando também como antiinflamatório ( para conhecer outros anti-inflamatórios naturais clique aqui) e antialérgico.

E também pode ser usado em pessoas para combater a diabetes do tipo 2 tanto como para a prevenção.

Sendo assim no geral o açafrão tem ações terapêuticas : anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica, antioxidante e antialérgica, antipasmótica, atua no sistema imunológico modulando sua ação, protege o fígado e facilita a digestão.

Como usar o açafrão?

Pois bem. A parte usada do açafrão é a raiz da planta de onde é feito o pó. Se utilizar do pó para fazer o chá basta seguir a recomendação conforme o monografia da AGÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA: 1,5 g em 150 mL, 2 x/dia ou 0,5 g em 150 mL, 2–3 x/dia.

Hoje em mutos estabelecimentos você já encontra a cúrcuma em capsulas também em farmácias, drogarias e lojas de mediamentos naturais. Geralmente segue a posologia: 1 cápsula de 350–400 mg.

Contra Indicações

Deve-se evitar o uso do açafrão em pessoas que estejam fazendo o uso de anticoagulantes ou outros anti-inflamatórios.

Pode ser usado também juntamente com outras plantas medicinais para potencializar o efeito e combater alguns problemas de saúde como sinusite. Em caso de sinusite pode ser feito uma associação com a batata infalível. Em caso de rinite pode fazer o uso juntamente com o guaco, sabugueiro e eucalipto.

Além disso, não é recomendado para crianças abaixo de 2 anos, salvo se for diluído e de acompanhamento profissional da área da saúde como Farmacêutico.

Deixo aqui para vocês também, caso queiram consultar a monografia do açafrão, onde consta todos os estudos e testes clínicos comprovando a devida eficácia.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *