8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Eucalipto: Para que serve ? Como usar?

Eucalipto: Para que serve ? Como usar?

Quem não conhece o Eucalipto com aquele aroma inconfundível! Usado como aromatizantes de ambientes, como essência para ambientes como saunas, desinfetantes, entre outros.

Com tanto uso assim, é obvio que ele teria algum benefício medicinalmente. Ele é muito indicado em pessoas que possuem problemas respiratórios, alérgicos, gripes, etc.

A espécie que nós falar aqui é a Eucalyptus globulus Labill encontrado em quase todas as regiões do país. Não é nativa do Brasil, veio principalmente do Chile, depois para toda a América do Sul.

Eucalipto: Para que serve?

Em geral as ações do Eucalipto medicinal são: antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante, antiparasitária, antitussígena e antioxidante.

Para quem tem problema de bronquite ou asma é muito indicado o uso de Eucalipto por sua ação anti-inflamatória e antitussígena, além de antisséptica das vias áreas.

Atua também como expectorante e em sintomas como a gripe e resfriados.

Também pode ser usado em ferimentos e escoriações por possuir sua ação cicatrizante.

Na medicina chinesa é usado para as seguintes situações: Descongestiona energia estagnada no aparelho respiratório. • Drenador da umidade e toxinas. • É uma planta fria, que drena muco.

Como usar o Eucalipto?

São várias as apresentações que se apresenta como tinturas, óleos essenciais, pomadas a base de eucalipto, etc.

Mas considerando que você esteja em casa e possua uma arvore identificada como eucalipto, ou que adquira em lojas de produtos naturais as folhas, iremos descrever o passo de como fazer o chá.

Para fazer o chá basta colocar cerca de 0,5 g em 150 mL de água, acrescentar as folhas, e deixar ferver um pouco. Desligue e deixe descansando por apenas 10 minutos. Se preferir pode colocar algumas colheres de açucar. Use 2 a vezes ao dia, podendo padronizar em 8 em 8 horas.

É possível também fazer a inalação. Basta ferver um pouco de água e colocar em uma bacia com algumas folhas de encalipto. Fique próximo a bacia com uma toalha na cabeça e inale o vapor ali presente por apenas dez minutos aproximadamente.

Contra indicações

Para quem usa barbitúricos está contra indicado o uso do eucalipto pois pode acelerar a degradação desses fármacos. E também pessoas sensíveis ao Eucalipto, pois pode ser bem irritante.

Associações com Eucalipto

Para problemas respiratórios pode ser associado ao sabugueiro, curcuma e guaco.

Você pode acessar aqui também a monografia da ANVISA que trata todos os aspectos clínicos do eucalipto onde comprova sua eficácia.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *