8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Unha de Gato: Para que serve? Como usar?

Unha de Gato: Para que serve? Como usar?

Hoje nós falaremos da unha de gato. Já ouviu falar? Pois é, essa planta é encontrada abundantemente na região amazônica.

E como sempre digo, a região amazônica é muito rica em plantas medicinais, e muitos dos que detêm desse conhecimento são os índios.

O problema é que infelizmente com o avanço da civilização moderna, os índios cada vez mais estão deixando se perder sua cultura de passar o conhecimento dos pais para os filhos.

Mas isso será um tema para uma outra postagem que nós traremos aqui para todos nós debatermos.

A questão é que a unha de gato era usado por indígenas da região amazônica para algumas moléstias, combater inflamações em geral, e até ulceras gástricas.

Isso chamou atenção da sociedade científica que rapidamente começou a estudar a unha de gato com mais atenção.

Para quem não sabe a unha de gato tem o nome científico de uncaria tomentosa. E esta planta é promissora!

Tem estudos comprovando que ela mostra certa eficiência para o combate da Dengue por exemplo. O medicamento pode servir para evitar complicações como queda da pressão e hemorragias. Veja aqui o link da matéria.

Para que serve unha de gato?

Principal indicação por ele ser um anti-inflamatório é para pessoas que tem artrite, tendinite, bursite, e todos os processos inflamatórios articulares.

E a unha de gato apresenta vantagem em relação a outros anti-inflamatórios como o diclofenaco, pois muitas pessoas que tem problemas estomacais sentem desconforto com o seu uso, e a unha de gato não apresenta clinicamente irritação estomacal.

E no geral, pode servir para qualquer processo inflamatório no organismo como sinusite,  rinite, bronquite, como também na próstata e infecções virais e fúngicas.

Como usar a unha de gato?

Considerando que você mora em uma região de fácil acesso a esta planta medicinal, você poderá fazer o chá. Para fazer o chá basta ter aproximadamente 20 gramas da erva e colocar em aproximadamente 1 litro de água. Deixe ferver por um tempo mínimo de 10 minutos. Desligue o fogo e deixe em repouso. É recomendado tomar de 8 em 8 horas cerca de 200 ml.

Mas talvez você tem dificuldades de encontrar a planta. Mas não se preocupe, ela já é comercializado em farmácias e drogarias de todo o Brasil. Vários laboratórios lançaram ela como fitoterápico e aprovado pela ANVISA. Pode ser encontrada em líquido e comprimido com extratos secos. Siga as informações prestadas na bula.

Contra indicação

Clinicamente quase não foi demonstrado efeitos adversos em comparação aos anti-inflamatórios mais conhecidos de farmácias. Mas mesmo assim tem que haver cautela.

Primeiro que pessoas que tem hipersensibilidade aos fitocomplexos presentes na unha do gato, deve se evitar.

Pacientes também que sofreram algum tipo de operação envolvendo transplante deve-se evitar também o uso da unha de gato.

Mulheres grávidas podem fazer uso desde que o médico prescreva e o farmacêutico faça a devida orientação. As mamães que amamentam, é contra indicado.

Conclusão

Trouxemos estas informações que já são confirmadas pela própria ANVISA como seguras os efeitos clínicos apresentados pelo uso da unha de gato.

Mas a unha de gato ela é ainda objeto de pesquisa em universidades e pela indústria farmacêutica pelo seu potencial.

Você gostou desse artigo? Comente aqui, compartilhe sua experiência se você chegou a fazer o uso desta planta medicinal e obteve melhoras. Ah! Não esqueça de compartilhar também. Não deixa também de clicar aqui nesse link para conhecer outras ervas medicinais. Até a próxima, Deus os abençoe.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *