8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Erva de São João: para que serve?

Erva de São João: para que serve?

Eu estava a viagem a trabalho inicio deste ano e levei minha esposa e filha comigo, que aproveitando as deixaria na casa de minha sogra, e pudesse rever seu pai também.

Quando encerrei a missão, voltei para pegá-las. E no meu último percurso nós passamos na casa de meu sogro. Chegamos lá fomos bem recebidos, ele matou a saudade de ver a filha e sua netinha.

Nesse espaço de tempo foi nos servido um delicioso suco de acerola, contamos as várias novidades que estávamos vivendo.

Logo, me deparei que no quintal dele tinha algumas plantas, e me atrevi a prestar mais atenção e perguntar se ele tinha algumas plantas medicinais também.

Então começou a indicar as ervas que ele tinha no jardim dele. E assim nesse momento foi ali compartilhado mais informações de um senhor que conhecia por tradições o uso das ervas medicinais.

E eu perguntei em especial a ele sobre uma determinada planta que estava em seu quintal que me chamou atenção: E aquela ali meu sogro?! Ele respondeu com um tom de autoridade: O nome científico dessa planta é Erva de São João!

É claro ri um pouco por dentro tentando disfarçar para não o constranger. É claro que esse não é o nome científico. Na verdade esse seria o nome popular da planta. E ali comecei uma entrevista referente quais seriam os efeitos medicinais da erva de São João. Foi gratificante, colher tantas informações preciosas. Logo corri para a literatura científica saber mais sobre esta erva.

Para que serve então a Erva de São João?

Pois bem, o que deu para constatar é que ela é indicada para depressão leve e moderada. E que é muito eficiente, até mais do que remédios de drogaria! Essa seria sua principal indicação. Deixo aqui inclusive um estudo científico para quem queira saber mais detalhadamente.

Além de combater a depressão ajuda consequentemente no combate contra a insônia, ansiedade e para tensão pré menstrual. Sem contar que também é indicada para tratamento de caspa, acne, problemas digestivos, gota, hemorroidas e problemas urinários.

Modo de uso da Erva de São João

Como a maioria das ervas você pode fazer o chá também. Basta acrescentar algo em torno de 20 gramas da erva de são joão em cerca de 500 ml de água e deixar ferver e estará pronto para o uso.

É mais comum também encontrar capsulados também. Recomenda-se cápsulas à base de erva-de-São-João (por ex. 100 mg de extrato seco de Hypericum perforatum (nome científico da erva), equivalente a 0,30 mg de hipericina (um dos princípios bioativos).

Quanto tempo leva para Erva-de-são-joão fazer efeito?

Pelo fato de seus bioativos agirem diretamente no sistema nervoso central, e ser um mecanismo bastante complexo, chega a ter uma resposta inicial a partir do décimo dia. Portanto o tratamento é um pouco demorado, tendo que o paciente em depressão ter o apoio de toda a família e amigos.

Contra Indicações

Essencialmente mulheres grávidas, gestantes e crianças não podem fazer o uso. Temos que lembrar também que o uso da erva não tem garantia para tratamento de depressão mais graves.

Pacientes que fazem uso de medicamentos controlados (como a fluoxetina por exemplo), principalmente aqueles que são inibidores na recaptação da serotonina, dopamina, noradrenalina, ácido gama-aminobutírico (GABA) e L-glutamato. Isso seu médico ou Farmacêutico poderá te orientar melhor. O uso concomitante com medicamentos que tem esse mecanismo de ação pode trazer sérios problemas a saúde.

A erva de são joão também apresenta alguns efeitos colaterais e um deles mais amplamente divulgado na literatura científica é a sensibilidade da luz solar na pele e isso pode ocorrer em queimaduras e alergias. Os demais efeitos colaterais só é observado em grandes doses do medicamento.

Conclusão

Pois é, meu sogro estava certo. Por isso devemos ter o devido respeito principalmente aqueles que já trazem como tradição familiar o conhecimento do uso das ervas.

É obvio que devemos filtrar muita coisa e ter o devido cuidado pois, hoje em dia a medicina tradicional chega a prescrever muitos medicamentos feitos em laboratório, e que com o uso juntamente com um chá medicinal pode trazer problemas ao paciente.

Tenho que deixar registrado aqui também que a erva de são joão em todo o mundo ela é utilizado para tratamento de depressão leve e moderada. Mas lembre-se, você deve consultar seu médico para avaliar a melhor forma de tratamento adequado para você.

Para conhecer mais sobre ervas para combater a ansiedade, nervosismo depressão entre outros clique aqui. Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *