8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Tomilho: bom para garganta, asma, reumatismo

Tomilho: bom para garganta, asma, reumatismo

Pensa em uma plantinha abençoada é o tomilho. É uma planta com um aroma bastante característico, com o nome científico Thymus vulgaris.

Essa planta é tão poderosa que ela não é conhecida de hoje. Ela é utilizada desde a época do Egito antigo quando usava o seu óleo para embalsamar os as múmias.

Muito fácil seu cultivo, uma planta que gosta de pegar sol, e requer poucos cuidados.

Digo isso porque é sempre bom ter algumas dessas ervas plantadas em casa para que em uma necessidade você pode usá-la sem contar que vai enfeitar seu jardim.

Quais os benefícios do Tomilho?

Pois bem, o tomilho é tem uma ação antisséptica e alivia picada de insetos. Então se você tem crianças em casa, que as vezes se machuca rala o joelho, ou tem algumas picadas de formigas e abelhas, pode utilizar o extrato dela para passar no local.

Por esta ação também é muito utilizada em gargarejo para melhorar sintomas de infecções de garganta, sem contar que tem ação antibactericida.

Indicado também para quem possui problemas respiratórios como asma ou bronquite. Também é ajuda a eliminar o catarro do peito.

Indicado portanto para resfriados, sinusite, picadas de inseto, ferimentos, para infecções fúngicas, e até mesmo como um antiparasitário.

E como usar o Tomilho?

A forma mais usada é o chá de tomilho. Para fazer não é muito diferente dos demais chá, você faz por infusão.

Basta apenas você pegar cerca de duas colheres de folhas de tomilho e colocar em 250 ml de água fervente. Depois da fervura desligue e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe e pode adoçar ao seu gosto.

Mas outras formas você pode encontrar como em extrato, óleos e tinturas. Você pode fazer o extrato alcoólico de forma caseira também.

Para fazer o extrato hidroalcoólico em casa basta adquirir o álcool de cereais colocar em um frasco de vidro e acrescentar as folhas. Cubra todo o vidro com uma folha escura, tampe o vidro e deixe assim por apenas 15 dias.

A cada dia você vai lá e da uma chacoalhada no vidro para misturar bem o álcool as folhas.

Depois dos 15 dias você utilizar algumas gotas misturado em água, por considerarmos que ali está presente uma concentração de princípios medicinais da planta.

Contra Indicação

Como costumo a dizer, não é só porque é uma planta medicinal que você não deve ter cuidado. É um medicamento, por isso pode ter efeitos colaterais ou prejudicar alguma doença que você já tenha. Então vamos lá alguns cuidados.

Grávidas está contra indicado seu uso, já que temos ainda poucos estudos que possam atestar a segurança tanto da mãe como do feto. E para quem está amamentando também não se deve fazer o uso.

Crianças menos de 6 anos também não deve usar. Quem tem problemas com gastrite nem pensar. Quem possui problemas no fígado também não pode.

Conclusão

Tomilho é muito utilizado como erva medicinal no entanto ela também tem seu valor na culinária servindo como tempero.

Apresenta seu valor medicinal, no entanto deve ser usado com cautela de preferência com orientação de um profissional que tem conhecimento em Fitoterapia.

Para conhecer mais ervas que atuam nos problemas respiratórios eu recomendo você clicar aqui.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *