8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Aroeira: Para que serve e como usar

Aroeira: Para que serve e como usar

Aroeira tem vários nomes populares no Brasil a fora. Conhecida também como aroeira vermelha, aroeira praia e aroeira mansa. Nós temos variedades da mesma espécie, mas o nome científico dela é Schinus terebinthifolius.

É uma planta medicinal que também está inserida na lista do Sistema Único de Saúde. Você pode comprovar esta informação clicando aqui.

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA ela é indicada para cervicites, vaginites e cérvico-vaginites. No SUS ela é encontrada em forma de apresentação em Gel ginecológico e óvulos vaginais.

Indicações da Aroeira

As propriedades medicinais da aroeira são: adstringente, balsâmico, diurético, anti-inflamatório, antimicrobiano, tônica e cicatrizante.

É indicado para infecções urinárias, feridas micoses vaginais e utilizado para tratamento de hemorroidas.

No que tange a saúde da mulher, pode ser indicado para combater as vaginoses bacterianas, segundo a Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Também é relatado que índios Guarani usavam o extrato das folhas de aroeira para usar contra sapinhos em crianças. Também usado por indígenas para dores de dente.

Mas a aroeira também tem outras indicações tais como utilizada para úlcera, problemas respiratórios, feridas, reumatismos, gota, diarreia, problemas na pele e artrite.

Como fazer o chá de Aroeira

Pegue cerca de 100 gramas da casaca da árvore e coloque em 1 litro de água fervente. Após a fervura, aguardar cerca de 10 minutos. Tampar e fazer o uso 3 x ao dia de acordo com a indicação do seu médico ou farmacêutico.

Contra Indicações

Está contra indicado para mulheres gestantes e que estejam amamentando. O excesso do chá pode causar efeito purgativo, podendo causar irritações. Alergias também pode ocasionar, sendo recomendado a interrupção imediata.

Conclusão

Como podem ver, a aroeira é bastante indicada para infecções bacterianas já conhecidas, e sendo registrada pela ANVISA para tal finalidade.

No entanto popularmente ela é utilizada para outras finalidades e apresentando seu valor medicinal.

Mas deve se ter o devido cuidado pois ela pode causar toxicidade se usado em excesso.

E por fim, não devemos esquecer que seus frutos são também utilizados na culinária brasileira com excelente valor nutricional.

Mas comenta aqui o que você achou. Você conhecia esta planta medicinal? Compartilhe este artigo e nos ajude a levar informação sobre as ervas medicinais. Clique aqui para saber mais.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *