Barbatimão: Combate infecções, diabetes, e muto mais!

Barbatimão é muito conhecido no Brasil principalmente na região do cerrado, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e MS e encontrado em menor quantidade nos demais.
Tem nomes populares variando de região, sendo conhecido por exemplo: casca virgindade, barbatimão verdadeiro etc. Mas o nome dela científico pode variar conforme a espécie, confira: Stryphnodendron adstringens, Stryphnodendron barbadetiman, Acacia adstringens, Mimosa barbadetiman, Mimosa virginalis. Fonte aqui.
Quais as indicações do Barbatimão?
Existem estudos indicados que o barbatimão é útil para a redução da sensação da dor, e ajuda a diminuir inchaços.
É um poderoso antibactericida que combate cepas da Staphylococcus aureus por exemplo.
Seu uso também é indicado inclusive para picadas de cobra da espécie popularmente conhecida jararaca pintada.
O barbatimão tem em seus componentes químicos o famoso tanino que é conhecido pela sua ação contra o combate a diabete, antihipertensiva, antimicrobiana, e diurética, sem contar que ela aumenta a atividade do sistema imunológico.
No mais, o barbatimão tem ações: adstringente, antisséptica, serve para infecções de garganta, no combate a diarréia, corrimento vaginal, é cicatrizente, combate a candidíase e por incrível que pareça também é indicada para a calvície.
Para seu uso externo é indicada para Hemorróida, Gonorréia, Gengivites Leucorréia, candidíase, infecções vaginais e Verrugas genitais, papiloma virus HPV.
E como é Usado o Barbatimão?
O barbatimão é reconhecido pela ANVISA em no formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira na forma de cremes.
Mas pode ser feito usado também em forma de chá. Segue a receita: cerca de 20 gramas de raízes e folhas e colocar em 1 litro de água fervente. Após isso coar e tampar a garrafa. Fazer o uso de 250 ml 3 vezes ao dia.
Receita para a pomada também é bastante simples. Segue o procedimento de como fazer:
Componentes: 1 colher de sopa de casca de Barbatimão em pó e 250 ml de óleo de coco;
Modo de Preparo: coloque o pó do barbatimão e o óleo de coco no fogo, e misture bem por cerca aproximadamente 5 minutos. Quando estiver bem cremosa tire do fogo e use um coador. Depois deixe esfriando e coloque o produto em um recipiente limpo.
Mas Atenção!
O barbatimão está contra indicado em mulheres que estejam gestante ou amamentando.
Também pessoas que tem problemas de úlceras no estômago ou câncer também não devem usar seja o chá ou tinturas ou qualquer apresentação farmacêutica.
Siga sempre as orientações de seu médico e de um profissional Farmacêutico especializado em fitoterapia.
Conclusão
Portanto fica aqui demonstrado o potencial medicinal que o Barbatimão apresenta.
Não esqueça de acessar nossos outros conteúdos sobre as ervas medicinais aqui.
Receba mais novidades
0 Comentários