8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Dente de Leão: para que seve e como usar

Dente de Leão: para que seve e como usar

Dente de leão é a nossa erva da vez para falarmos aqui em nosso blog. Pelo visto é uma planta medicinal com pouco valor comercial, no entanto bastante poderosa.

Para quem não sabem o dente de leão é o nome popular da espécie. Mas temos outros nomes senão vejamos: papai careca, amor de homem, amargosa, entre outros nomes que varia de região para região de cultura para cultura.

Dente de leão possui como nome científico de taraxacum officinale, encontrado em todo o Brasil.

Indicação Terapêutica do Dente de Leão

Pois bem, o dente de leão tem ações indicadas como um bom diurético e também laxativo.

Sem contar também que atua melhorando a digestão e estimulando também em apetite. Isso é ótimo para quem não esta comendo direito devido algum fator.

Para comprovar isso vou deixar aqui uma cartilha feita pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo que relata estas propriedades medicinais.

Também é conhecido sua indicação para proteger o fígado, principalmente contra os danos causados pelo uso do álcool.

A parte da raiz é indicado para tratamento de reumatismo e para a controle do colesterol. As folhas também são usadas em formas de chá para prevenir câncer também de mama e próstata.

Inclusive existe estudo (veja aqui) que relata que pessoas que tiveram câncer de mama ou próstata, quem fez o uso do chá de dente de leão houve redução das células cancerígenas.

E sem contar que esta planta é usada na culinária apresentando um rico valor nutricional em minerais potássio, magnésio e vitaminas A, B e C.

Como fazer o suco de Dente de Leão

Em nossa pesquisa encontramos uma forma deliciosa de fazer um suco de leão e poder desfrutar de todos os benefícios desta erva maravilhosa.

Ingredientes Suco

– 2 ou 3 folhas de dente-de-leão

– uma folha de couve

– um pedacinho de gengibre

– hortelã a gosto

– açafrão ou cúrcuma a gosto

– 2 maçãs picadas

– 500 ml de água de coco

Bata tudo no liquidificador e faça o uso imediato deste suco. Você não vai se arrepender!

E o uso do chá?

Pegue cerca de duas a três colheres das partes picada da planta inteira, e coloque em água fervente em um volume aproximado de 250 ml. Depois, coe e tome cerca de 3 vezes ao dia.

Quais as contraindicações do Dente de Leão?

Crianças com menos de anos é contra indicado. Pessoas que tem também gastrite não deve usar. E é possível que possa ocorrer queda de pressão.

Conclusão

É uma planta medicinal bastante conhecida pelo seu valor nutricional e de suas propriedades medicinais. Existem estudos sérios demonstrando sua eficácia.

No entanto, deve se ter o devido cuidado ao usar esta erva, sempre consultando um profissional Farmacêutico ou médico para melhor te auxiliar.

Portanto, fica aqui mais um registro de mais uma erva medicinal e seu potencial para combater várias doenças.

Antes de terminar, não esqueça de compartilhar nosso artigo, para poder levar informação aos amantes das ervas medicinais e ajudar outras pessoas que estejam precisando de conhecer outros tratamentos alternativos.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *