8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Própolis o medicamento natural de muitas propriedades!

Própolis o medicamento natural de muitas propriedades!

Própolis tem recentemente sido bastante procurando mediante os alardes provocados na internet em alguns sites e blogs.

E por isso nos motivou a vir aqui a escrever sobre esse poderoso medicamento natural, e entendermos um pouco sobre a sua eficácia e suas propriedades medicinais.

Sempre ouvi falar sobre este remédio através de um tio meu. Ele sempre demonstrou problemas respiratórios, pois ele tinha asma. Era constante os ataques de falta de ar que ele tinha.

Isso eu me lembro muito bem. Mas não sei se seguindo as orientações da mãe dele, ele sempre tinha um vidrinho com extrato de própolis, que as vezes pela manhã ele misturava ali no leite e tomava.

E passou a tomar diariamente de forma até sagrada, era quase que um ritual. E a partir daí até ficou cômico algumas situações, pois ele indicava para qualquer tipo de doença o própolis.

Estava gripado?! Toma Própolis! Está com infecção?! Própolis! Ralou, machucou?! Passa própolis que cicatriza rápido!

E foi assim que passei minha infância, adolescência ouvindo falar sobre o poder do própolis.

Tá ok, e o seu tio melhorou da asma?! Você deve estar se perguntando. Posso afirmar que ele sim, não tem mais asma, ou ataque de falta de ar já faz anos!

Já tinha ido a todos os médicos, tomado todos os corticoides e nada resolvia. Ele atribui a ação do própolis a sua melhora, principalmente a longo prazo.

Confesso que não dá para bater o martelo sobre o caso, já que todos os mecanismos que envolvem a farmacologia do própolis já foram elucidados, e estudados para saber qual por exemplo as dosagens terapêuticas que irá surtir efeito no organismo.

Mas o fato é que o meu tio está curado da asma. E ele ainda continua lá tomando o própolis dele, mas também ninguém ousa agora tirar chacota dele.

Sobre o Própolis

O própolis já é conhecido de muitos tempos atrás. Tem relatos de que desde o ano 300 antes de cristo ele já é utilizado.

Para ter uma ideia os Egípcios usavam o própolis para desacelerar o processo de putrefação do cadáver, portanto sendo usado ali para o processo de embalsamar o corpo.

Na africa do Sul nas guerras era utilizado em cicatrizes causadas pelos confrontos como cicatrizante.

Relatado rapidamente a parte histórica temos também que dizer que o própolis tem a sua coloração marcante que depende da região e dos componentes químicos presentes.

Vamos ter o própolis de coloração marrom, vermelha que é principalmente encontrada em Cuba e Venezuela, o própolis verde encontrado no Brasil por exemplo.

Como é uma resina produzida pelas abelhas com a finalidade de se proteger, elas pegam esse material das flores, galhos e de várias partes das plantas, o que justifica também essas colorações.

Composição do Própolis

Própolis a depender da região e da origem vegetal do material da resina produzido pela as abelhas ele pode possuir algumas vezes menos ou mais, ou até mesmo substâncias diferentes uma das outras.

Mas encontramos em sua composição na maioria das vezes os flavonoides, terpenoides, cobre, manganês, ferro, cálcio, alumínio vanádio e silício.

Propriedades Medicinais

Pois bem, este medicamento tem uma ação antimicrobiana bastante conhecida, uma ação anti-inflamatória por inibir processos bioquímicos que participam no processo da inflamação e também é antioxidante.

Também tem se aumentando bastante os estudos com o própolis pela sua atividade demonstrada sobre os vírus.

Isso porque ele foi bastante promissor em um estudo contra a Herpes Simplex. Foi realizado uma experiência na Ucrânia onde foi utilizado pomada a base de própolis, outra a base de aciclovir e placebo.

Nesse estudo os pacientes que usaram a pomada a base de própolis apresentaram efeitos bem mais significativos.

Outros estudos científicos estão descobrindo também o efeito desse medicamento natural sobre o vírus do HIV!

Também tem efeito cicatrizante. E olha que bacana, fizeram uma outra pesquisa também para comparar o efeito da pomada sulfadiazina de prata e a pomada a base de própolis, mais uma vez o própolis sai na vantagem. A cicatrização é bem mais rápida.

Lembram do caso do meu tio, em que descrevi aqui no início deste post?! Pois é o própolis possui também um efeito imunomodulatório, e tem efeito nas inflamações pulmonares, citamos aqui o caso, a asma.

E sendo assim, o própolis tem demonstrado uma certa eficácia na estimulação do sistema imunológico ainda não muito bem compreendido.

Contra o Covid19

Devido a todas estas propriedades medicinais a saúde, houve um crescimento frenético para comprar o fitoterápico com a finalidade ou de se prevenir ou para se tratar contra o covid19.

Nós temos um compromisso com a verdade. Apesar de todas estas evidências apresentadas, não tem estudo conclusivo que possa demonstrar alguma eficácia contra o coronavírus.

Mas nada impede de você usar para amenizar os efeitos das infecções causadas pelo corona no pulmão, desde que seja prescrito pelo seu Farmacêutico ou Médico.

Se apresenta uma estimulação do sistema imunológico para combater o covid19, ainda não sabemos, por enquanto.

Por isso antes de qualquer coisa consulte um profissional especialista em fitoterapia para que possa te auxiliar sempre.

Como Encontrar

É comum encontrar na forma de extrato. Mas é possível também encontrar em capsulas nas farmácias e drogarias. Também encontra em forma de pomada.

Vou deixar o link aqui antes que eu esqueça sobre uma receita caseira muito boa para você poder fazer em casa que utiliza o própolis como ingrediente.

Conclusão

Este remédio tem sido usado a muito tempo sendo que na prática tem demonstrado poucos efeitos colaterais, mas não é isento.

O poder deste medicamento já evidencia que quem toma por exemplo cerca de 20 gotas do extrato de própolis tem uma qualidade de sono melhor devido a estimulação do hormônio do sono. Veja aqui.

Porém, apesar de toda a gama de propriedades medicinais, recomendo fortemente que possa pedir auxílio de um Farmacêutico especialista em fitoterapia para que possa melhor orientar quanto ao uso correto do própolis para sua a segurança.

Espero que tenham gostado deste artigo. Comentem aqui as suas experiências com o própolis e compartilhe esta postagem com seus amigos a nos ajudar a divulgar informação de qualidade.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *