8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Chá de Capim – Limão contra a ansiedade!

Chá de Capim – Limão contra a ansiedade!

É sabido que as plantas medicinais são utilizadas desde os tempos antigos muita das vezes a única alternativa como forma de tratamento contra moléstias. Podemos citar aqui o achado do papiro de Ebers do Egito Antigo que trazia ali fórmulas mágicas, porém um tratado de plantas populares para fins medicinais. Além da sua aplicação para fins medicinais, é conhecido também a sua aplicação de forma de venenos, com intuito de eliminar inimigos políticos. Muito comum nos grandes Impérios como Romano e o Grego.

No entanto com o advento do avanço da indústria química, dos novos medicamentos surgindo no mercado, principalmente após a segunda guerra mundial, foi sendo deixado de lado o uso agora das plantas medicinais. Com as drogas agora mais específicas, sendo projetadas para atuarem justamente em alvos moleculares certos, o uso popular das ervas medicinais cada vez mais foi perdendo o seu espaço, até mesmo culturalmente, onde se passava em algumas regiões esse conhecimento empírico do uso das plantas medicinais de pai para filhos.

Dentro desse contexto, atualmente a sociedade moderna enfrenta sem precedentes problemas referentes a ansiedade. Devido o aumento de preocupações diárias, problemas familiares e emocionais, cada vez mais sobe o número de pessoas que tem problemas decorrentes a esta patologia que ficam incontroláveis.

E na mesma proporção o aumento de pessoas dependentes de medicamentos controlados que causam dependência muita das vezes e vários efeitos colaterais. Nesse contexto, o estudo do Cymbopogon Citratus  para combater a ansiedade, pode trazer resultados satisfatórios uma vez que você pode reduzir com o tempo tais medicamentos ou até substituí-los, ou até mesmo usar em associação.

Portanto o intuito deste estudo é comprovar a eficácia do Cymbopogon Citratus, muito popularmente utilizado em várias regiões do país, contra a ansiedade, descrevendo com detalhes as ações farmacológicas conhecidas pela literatura científica.

O presente trabalho utilizou como metodologia a revisão bibliográfica de artigos, teses de mestrado e doutorados que tratava a espécie Cymbopogon Citratus  e a sua relação contra o combate da ansiedade. Tais materiais foram retirados sumariamente do Scielo e Google Acadêmicos.

Base Científica

A planta medicinal Cymbopogon Citratus é da família Poaceae e veio trazida da índia para o Brasil. Possui nomes populares a variar de região para região no Brasil, sendo como: Capim Limão, Erva Cidreira, Capim Cidreira, e Capim Santo. E segundo Akisue (1996), a espécie é bastante resistente quando relacionado ao plantio em diversos solos diferentes.

Cymbopogon Citratus é bastante usado de acordo com Pereira, Laomé, de Paula (2018) como “anti-hipertensivo, diurética, calmante, antimicrobiana, contra cólicas abdominais e analgésico.”

Esta planta apresenta um grande potencial embora ainda não muito estudada, tem demonstrado popularmente o seu uso com certa eficácia para como ansiolítico, calmante e sedativo. (Almeida Costa, 2007).

Foi feito um estudo pela Pagani e Da Silva (2016) que fizeram um levantamento de plantas para estudo das quais apresentam atividades ansiolíticas e se verificou que o Citratus possui esta ação.

De acordo com o autor Almeida Costa (2011) em sua tese doutoral, afirma que os óleos essenciais apresentaram atividade ansiolítica atuando nos receptores Gaba-benzodiazepínicos.

Os autores Costa, Kohm, Lima e Costa (2009) confirmam esta última informação afirmando que os óleos essenciais de Cymbopogon Citratus possuem o seu efeito ansiolítico por meio de interação dos receptores Gaba.

Na RDC no. 9/2010 (Dispõe sobre a notificação de drogas no âmbito do SUS)  em seu anexo 1, esta listado as plantas indicadas para tratamento de ansiedade e distúrbios do sono está também incluído o Cymbopogon Citratus.

Foi demonstrado que os constituintes do óleo essencial da droga vegetal “mirceno e citral”, e outros componentes tais como, “1,8- Cineol, Citronelal, geraceniol e linalol” apresentam atividades ansiolíticas de acordo com Gilbert (2005).

Para Bett (2013) é perfeitamente conclusivo baseado em estudos científicos que o Cymbopogon Citratus apresenta efeito ansiolítico.

O que tem se observado em pesquisas é que o que apresenta segundo estudo feito por Gomes (2003) é que o que apresenta efeito ansiolítico são os óleos essenciais e não os chás de folhas secas, o que corrobora também com outros autores como Gilbert (2005) e Almeida (2003).

CONCLUSÃO

Fica demonstrado o grande potencial que tem o Cymbopogon Citratus para poder ser trabalho como um ansiolítico como uma alternativa aos medicamentos alopáticos que são utilizados para tratar pessoas com distúrbios de ansiedade por exemplo.

Mostra-se possivelmente uma alternativa já que poderia apresentar bem menos, ou quase nenhum efeito colateral conforme apresenta os medicamentos utilizados atualmente para tratar esta patologia.

No entanto, ainda se é muito carente de estudos sobre este temática discutida por diversos fatores, o que fica faltando ainda mais testes clínicos, os toxicológicos, entre outras etapas importantes para se comprovar definitivamente a eficácia do Cymbopogon Citratus como um ansiolítico eficiente.

É necessário ainda estabelecer doses e formas Farmacêuticas, e vários outros critérios que só serão estabelecidos mediante um estudo mais aprofundado.

Mas mediante os estudos levantados neste artigo, fica uma evidência bastante forte, não somente pelo estudo científico que já foi conduzido mas pela própria utilização da erva medicinal em diversas comunidades culturais no Brasil, se observando seus efeitos.

Esperamos que um futuro próximo tenhamos mais informações precisas e estudos mais concretos definindo os diversos pontos a serem elucidados ainda sobre Cymbopogon Citratus para o seu uso no combate a ansiedade quanto desordem patológica.

Recomendo que possam também ler este outro artigo falando do Capim Limão (clique aqui), ensinando a fazer um delicioso suco. Aqui também fica o link da resolução da ANVISA que normatiza o uso de chás incluindo o capim limão.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

COSTA, CELSO ACÁCIO RODRIGUES DE ALMEIDA; Estudo Farmacológico e neuroquímico dos óleos essenciais de CYMBOPOGON CITRATUS (D.C) stapf e CITRATUS AURANTIUM L.; Tese de Doutorado: Universidade estadual Paulista – Instituto de Biociências; Departamento de Farmacologia; Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas, Botucatu, 2011.

COSTA, CELSO ACÁCIO RODRIGUES DE ALMEIDA; Estudo da ação ansiolítica e sedativa de preparações obtidas de Cymbopogon Citratus; Dissertação de Mestrado: Universidade estadual Paulista – Instituto de Biociências; Departamento de Farmacologia; Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas, Botucatu, 2007.

PEREIRA, P. DE S; PAULA, L.L.R.L DE; Ações Terapêuticas do Capim Santo: uma revisão de literatura; Revista Saúde em Foco – Edição nº10, 2018.

GILBERT, B; FERREIRA J. L. P.; ALVES L. F; Monografias de plantas medicinais Brasileiras e aclimatadas. FIOCRUZ. Curitibal: ABIFITO, 2005.

AKISUE, G; AKISUE M. K; SILVA I.R; ANDALUZ, M. I; Padronização da droga do extrato fluido de Cymbopogon Citratus (D.C) stapf. Lecta – USF, v.14, p. 109-119,1996.

COSTA, C.A.R.A; KOHN, D.O; LIMA, V.M; COSTA, M; Tratamento agudo mas não subcrônico com óleo essencial de Cymbopogon Citratus promove efeito ansiolítico por meio de receptores benzodiazepínicos. In: 2º Congresso Iberoamericano de Fisioterapia, 2009, Lisboa. Revista de Fitoterapia  – Li8vros de Resumos Fito 2009. Valência/ Espanha, 2009. V. 9. 153-153.

PAGANI, C. A; DA SILVA. B.F; Uso Popular de plantas medicinais no tratamento da ansiedade; Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, 2016.

GOMES, ELIANE CARNEIRO; Capim Limão – Cymbopogon Citratus (D.C) stapf: subsídios para melhoria de quantidade do cultivo, industrialização e comercialização no Estado do Paraná. Tese de Mestrado. Setor de Ciências Agraria; Departamento de Fitotecnia e fitossanitarismo; Universidade Federal do Paraná, 2003.

BETT, MARISA SZCZEPOSKI; O uso de plantas medicinais utilizadas no tratamento da ansiedade no município de Galvão – SC; Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

ALMEIDA, M. A. O DE; BOTURA, M. B; SANTOS, M.M DE; ALMEIDA G. N; DOMINGUES, L.F; COSTA, S.L; BATATINHA M.J.M; Efeitos dos extratos aquosos de folhas de Cymbopogon Citratus (D.C) stapf ( Capim – Santo) e de Digitaria Insularis (L.) sobre cultivos de larvas de mematoides gastrintestinais de caprinos. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. V. 12. Nº 3 p. 125-129, 2003.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *