Curcumina no tratamento da Depressão

Curcumina no tratamento da Depressão

Um composto presente na especiaria cúrcuma, a curcumina possui um pouco de perfeccionismo no domínio da saúde, aparecendo em manchetes devido seus benefícios na luta contra tudo, desde câncer, melhora da memória e artrite.

No entanto, para muitas pessoas, um dos benefícios mais empolgantes é o poder de ajudar a combater a depressão.

Um estudo publicado na revista Phytotherapy Research descobriu que a curcumina funciona surpreendentemente bem comparada ao Prozac quando se trata de reduzir os sintomas de depressão.

Nesse estudo, os pacientes que foram diagnosticados com transtorno depressivo maior receberam um tratamento de seis semanas com 20 miligramas de fluoxetina, o principal ingrediente do Prozac; 1.000 miligramas de curcumina; uma combinação de ambos; ou um placebo.

Os pacientes foram então avaliados usando a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D) de 17 itens, e os pesquisadores descobriram que o grupo de combinação teve um desempenho melhor do que o grupo de fluoxetina sozinho.

Embora a curcumina e a fluoxetina funcionassem igualmente bem sozinhas, a curcumina não tem o efeito colateral de ideação suicida ou outros efeitos colaterais tóxicos, tornando-a uma clara vencedora.

Aqueles que optam pelo Prozac podem apresentar problemas como tontura, vômitos, tremores, ansiedade, fraqueza, alterações na pressão arterial, problemas na frequência cardíaca, ganho de peso e pensamentos suicidas.

Tão ruim quanto a depressão é ruim de suportar, muitos desses efeitos colaterais são ainda piores – para não mencionar o fato de que muitos criminosos de tiroteios em massa terem demonstrado mais tarde ter antidepressivos em seu sistema no momento de sua matança.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.