Receita: Remédio Caseiro para Tosse

Receita: Remédio Caseiro para Tosse

Chás para tosse

Confira algumas receitas de remédios caseiros como chás que podem ajudar a acalmar as vias aéreas, soltar o muco, relaxar os músculos da garganta e/ou reduzir a inflamação:

Chá de raiz de alcaçuz

Coloque 2 colheres de sopa de raiz de alcaçuz seca em uma caneca com 240mL de água fervente. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe e beba 2 vezes por dia.

Este remédio caseiro não é indicado se você estiver tomando esteroides ou tiver problema nos rins.

Se a glicirriza (substância ativa presente na raiz) te causa algum efeito colateral, compre o alcaçuz desglicirrizado em lojas de produtos naturais.

Chá de eucalipto

Coloque 1 colher (chá) de folhas picadas de eucalipto ou 3 a 6 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma xícara de água fervente.

Adicione 1 colher (sopa) de mel e deixe repousar de 10 a 15 minutos. Coe e beba de 3 a 4 vezes ao dia.

Chá de tomilho

Esmague 2 colheres de tomilho fresco ou seco e coloque em uma xícara com água fervente. Deixe descansar por 2 minutos. Coe antes de beber.

Se quiser, adicione mel e limão.

Chá de açafrão

Coloque meia colher (chá) de pó de açafrão em um copo de leite quente e misture. Outra dica é colocar uma colher (sopa) do pó em 4 xícaras de água fervente.

Deixe descansar e coe.

Chá de equinácea com gengibre e mel

Adicione 2 colheres (chá) da raiz ou folha de equinácea e 5cm de gengibre fresco em 1L de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos.

Coe e beba morno.

Chá de hortelã

Adicione 1 colher (chá) de folhas de hortelã em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba.

Chá de hortelã-pimenta e gengibre

Dissolva a hortelã-pimenta e o gengibre em pó em suco de limão. O gengibre ajuda a soltar o muco e, junto com a hortelã-pimenta, suprime a irritação da garganta.

Outra dica é adicionar 3 colheres (sopa) de gengibre picado e 1 colher (sopa) de hortelã-pimenta em 4 xícaras de água.

Ferva a água e mantenha no fogo até reduzir um pouco a água. Coe, deixe esfriar e adicione um colher de mel. Tome uma colher de sopa sempre que possível.

O chá pode também ser feito apenas com o gengibre.

Remédios caseiros

Outros remédios caseiros para tosse podem ajudar a aliviar os sintomas. Algumas opções são:

Suco de guaco com cenoura

Broncodilatador, alivia a tosse com catarro.

Bata no liquidificador 5 folhas de guaco, 1 cenoura e 2 ramos de hortelã-pimenta. Coe e adoce com mel. Beba várias vezes ao dia.

Suco de laranja e limão

Misture 1 laranja espremida, 1 limão espremido, 1 colher de mel e 3 gotas de extrato de própolis. Beba a solução.

Mel com limão e própolis

Misture 8 colheres (sopa) de mel e 8 (gotas) de extrato de própolis ao suco de 1 limão médio. Beba de 3 a 4 vezes ao dia.

Cenoura e mel

Centrifugue 4 cenouras médias e junte o suco a 1 xícara mel. Guarde em um recipiente tampado e tome 1 colher de 3 a 4 vezes ao dia.

Orégano e mel

Misture 1 colher (sopa) mel com 1 colher (café) orégano e aqueça por alguns segundos no micro-ondas. Tome o xarope morno de 3 a 4 vezes ao dia.

Xaropes de alho e sabugueiro também são conhecidos pela sua eficácia.

Observação: Lembrando que essas receitas estão contra indicadas a mulheres grávidas e crianças abaixo de 2 anos de idade. Não tome em excesso, pois não é a quantidade que irá fazer a melhora.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.