8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Erva Baleeira: Propriedades e Benefícios

Erva Baleeira: Propriedades e Benefícios

Esses dias em meu trabalho alguém procurou pelo medicamento ACHEFLAN. Muito utilizado para dores reumáticas, contusões, relaxante muscular, antisséptica e cicatrizante.

Ao observar que o medicamento era o fitoterápico Cordia verbenacea logo dediquei a pesquisa, ainda mais por se tratar de um medicamento fitoterápico.

A Cordia verbenacea ela tem alguns nomes populares, porém bem mais conhecido como Erva Baleeira. Ela possui outros nomes, senão vejamos: Maria-milagrosa, Catinga-preta, Baleeira-cambará, Maria-pretinha, a Catinga-de-Barão, Catinga-de-Mulata, Salicilina, Caimbê.

A Erva Baleeira é tradicionalmente utilizada pelos moradores litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, denominados caiçaras. Eles a utilizam para tratamento natural já citados no início desse artigo.

Observando tais propriedades o farmacêutico Sertié, o bioquímico Sylvio Panizza, passaram a estudar com mais viés científico a Erva Baleeira.

Em 1991 esses dois estudiosos publicaram artigos demonstrando resultados sobre as ações antiinflamatórias e analgésicas da Erva Baleeira.

Já em 2004 outros estudiosos, juntamente com Laboratório Farmacêutico comprovaram a devida eficácia da erva.

Viram que um dos princípios ativos da Erva Baleeira, o alfa-humuleno , tem ações semelhantes a outros antiinflamatórios e analgésicos que são vendidos pela indústria Farmacêutica. No entanto apresentam bem menos efeitos colaterais.

Seu uso geralmente é tópico como cremes e pomadas. Mas alguns a tomam como capsulas, extratos, chá, etc.

Portanto aqui vai uma boa indicação: em caso de dores reumáticas, artrite, tendinite, contusões, dores musculares, dores de coluna, se por acaso tiver fácil acesso esta planta, poderá usá-la.

Poderá preparar o chá, ou preparações mais caseiras ou procurar formulas manipuladas. Em drogarias você encontra em forma de gel e aerosol.

Erva Baleeira Receita Caseira

O método antigo utilizado pelos caiçaras é bem simples e dá para fazer em casa: algumas folhas secas da planta medicinal, cortadas e limpas. Coloca-la em um pote de vidro, e acrescentar alcool cereais de preferência. Tampar o vidro com um papel alumínio, ou outro tipo de papel.

É importante que o vidro fique vedado e longe de luz solar direta. Você pode mexer o pote de vez em quando para extrair mais as propriedades. Feito isso o medicamento caseiro está pronto.

Você pode aplicar essa solução nos locais em que as dores estão prevalecendo. Faça isso 3 vezes por dia, sempre tentando massagear o local.

Chá de erva-baleeira

Você pode usar o chá também. Porém ele é feito por infusão. Ou seja você deve pegar as folhas e acrescentar em água já fervente, desligar o fogo, e tampar a panela por alguns minutos. Tome por 3 x no dia: manhã tarde e noite.

Atenção: pessoas que tem problemas gastro intestinais não devem fazer o uso oral da Erva Baleeira.

Veja algumas fontes pesquisadas: Greenme; Oficina de Ervas

Conheça também as propriedades da curcumina AQUI.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Bom dia!
    Fiquei feliz em saber que a erva- baleeira é a mesma Caimbê, aqui na xácara tem varias arvores, eu estava atrás, mas aqui no norte especificamente em Mte – Alegre, não conheciam.