8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Alho: conheça as propriedades para sua saúde

Alho: conheça as propriedades para sua saúde

Quem nunca tomou um cházinho de alho da vóvó?! Quando você se encontrava gripado, sua vó já corria na cozinha e fazia aquele chá. E sua vó tinha razão. O alho tem propriedades medicinais nas quais iremos relatar neste artigo e de quebra iremos ensiná-lo a como fazer um chá de alho.

O nome científico do alho se chama Allium sativum. É uma Planta da família das Alliaceas, nativa da Ásia central, e atualmente distribuído em praticamente todo o mundo.

Temos alguns nomes populares em diferentes países, senão vejamos: Alho, ajo, aglio (Itália), alho hortense (Portugal), garlic (Inglaterra e EUA);

Uso Terapêutico do ALHO

Propriedades do alho

Veja uma tabela resumida acima das propriedades do alho incluindo respectivamente os compostos químicos responsáveis pelo efeito medicinal:

O Alho tem poder redutor do colesterol e do diabetes, hipotensor, anti-arrítmico, anti-agregante plaquetário, anti-séptico, anti-infeccioso (anti-viral, anti-bacteriano e anti-fúngico), anti-tumoral, desintoxicante, anti-oxidante.

Por exemplo em casos de inicio de gripe ele atua como antiinflamatório, aumenta a imunidade, é antibacteriano e anti viral.

Em laboratório foi comprovado a sua eficácia inibindo o crescimento bacteriano de 14 tipos de bactérias incluindo: Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli e Helicobacter pyloro.

Como fazer um Chá de ALHO

Alho Com Limão

Ingredientes:

  • 30 dentes de alho;
  • 1 litro de água;
  • 3 limões picados.

Modo de preparo:

Leve os dentes de alho descascados ao liquidificador com 1 litro de água e três limões picados e bata tudo. Depois de batido basta levar ao fogo para aquecer e sirva. Pode ser mantido na geladeira e consumido em jejum.

Alho com Gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de gengibre descascado e picado;
  • 3 dentes de alho com casca;
  • 1 limão taiti cortado em 4 partes (sem sementes);
  • mel a gosto;
  • 2 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

Adicione gengibre e alho na água e deixe ferver. Então adicione o limão, desligue e o esprema com uma colher. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Sirva coado e com mel.

Alho com Hortelã

Receita de Chá de Alho com Hortelã

Ingredientes:

  • 3 folhas de hortelã;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 3 xícaras de água.

Modo de preparo:

O preparo é basicamente o mesmo da receita acima, apenas lembre-se de, ao invés de adicionar a canela em pau, adicione as folhas de hortelã para ferver junto do alho. Deixe descansar também por 5 minutos. Depois, coa e beba.

Alguns Cuidados

Devem ser ter algum cuidado especial pessoas que tem problemas estomacais. E quem fazem uso de antiplaquetários pode aumentar o risco de hemorragias.

O alho também aumenta a biodisponibilidade de alguns relaxantes musculares o que pode aumentar o efeito tóxico e consequentemente efeitos adversos.

Fontes: Consulta Remedios, Segredos do Mundo, Gov. Londrina. Pr, Revisão bibliográfica, Mundo boa Forma

Conheça mais sobre ervas, e medicamentos caseiros para gripe e resfriados AQUI.


Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *