Aprenda a fazer mastruz com leite

Aprenda a fazer mastruz com leite

Eu me lembro o dia em que sob os olhos “clínicos” de minha mãe eu diagnosticado por ela com verme.

Logo, la vem as velhas receitas caseiras para matar vermes. A mais conhecida então é a mastruz com leite. Já ouviu falar?

O mastruz é uma erva aromática também conhecida como erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro, mastruz-miúdo, mastruço, é da espécie Brassicaceae.

Muito utilizada devido suas propriedades medicinais para quem sofre om problemas respiratórios como asma e bronquites, infecções pulmonares.

Sem contar que ele pode ser usado topicamente em forma de fórmulas hidroalcoólicas para cicatrização, antisséptico. Tem seu uso também como repelente natural.

Mas vejamos um resumo geral do mastruz e suas propriedades:

  • Tratamento de vermes, devido a sua ação antiparasitária;
  • Eliminação de infecções fúngicas ou bacterianas, pois tem efeito antisséptico;
  • Combate a problemas digestivos, por aumentar o suco gástrico. Confira outras opções de excelentes remédios caseiros para gastrite;
  • Trata a prisão de ventre, por aumentar a secreção e a contratilidade intestinal;
  • Ação anti-inflamatória e anti-reumática;
  • Efeito expectorante nas doenças respiratórias, pois estimula o movimentação dos brônquios e secreção de muco.

Receita de Mastruz com Leite

Receita mastruz com leite: A receita é antiga mas bem eficaz. Basta colocar folhas picadas em um liquidificador, e acrescentar um copo de leite. Alguns gostam de adoçar, outros acrescentam mel. Recomende-se o uso 3 vezes ao dia.

Essa receita como mencionado nas propriedades do mastruz, pode ser utilizado para combate aos sintomas da asma, bronquite, serve também como um antioxidante, fortificante, e combate verminoses.

Chá de Mastruz

  • Infusão de mastruz: colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.

Contra indicações

É contra indicado para gestantes por aumentar o risco de aborto. Não é recomendado dar para crianças abaixo de 2 anos. Qualquer outro efeito colateral interrompe imediatamente.

Referências: Tua Saúde, Conteúdo

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.