Repelente Caseiro feito com Capim Santo

Repelente Caseiro feito com Capim Santo

Vamos aprender neste artigo a fazer um simples porém potente repelente caseiro com a erva conhecida como Capim Santo, ou Capim – Cidreira.

A espécie Cymbopogon citratus ( Capim Santo) é originária da Índia e encontra-se difundida em vários países e aclimatada nas regiões tropicais do Brasil.

Popularmente esta erva é utilizada para vários distúrbios tais como: insônia, nervosismo, má-digestão, flatulência além de antiespasmódico de tecidos uterinos e intestinais, diaforético, antitérmico, diurético, antialérgico e analgésico .

Notaram também em sua propriedade medicinal o aspecto que funciona como repelente de insetos.

E com a alta de proliferação da Dengue e xingunguia no país, e levando em consideração que os repelentes fabricados na indústria causam mais problemas associados a alergia e algumas intoxicações, fazer um repelente caseiro é uma boa alternativa.

Você mesmo pode fazer o repelente caseiro a base de Capim Santo. Vejamos os ingredientes:

Ingredientes para o Repelente Caseiro:

  • 100 gramas de capim santo
  • 150 ml de álcool 70% ou cereais
  • 100 ml de óleo corporal (tipo óleo amêndoas)

Como fazer:

Corte as folhas do capim santo e coloque em um recipiente escuro de vidro juntamente com o álcool por até 15 dias.

Nesse período balance o recipiente de duas a três vezes no dia para que o álcool possa extrair o máximo de fitocomplexos da planta.

Feito isso, pegue o extrato feito e coe para eliminar as folhas. Posteriormente acrescente os 100 ml de óleo corporal na solução preparada.

Cuidados e contraindicações

  • Gestantes com três meses de gravidez e bebês de até 2 anos devem priorizar o uso de repelentes vendidos em farmácias, recomendados pelos médicos.
  • Crianças de 2 até 12 anos podem utilizar o repelente natural com mais óleo de vegetal: para cada 100 ml do repelente caseiro, acrescentar 100 ml de óleo de vegetal.

Veja mais sobre o repelente caseiro feito de capim santo que foi reportagem no G1. Saiba mais também sobre o Capim Santo aqui.

E aí você gostou dessa super dica? Receita de repelente caseiro como esta você pode armazenar em recipientes plásticos estilo “perfume”. Seguro, ecológico e caseiro. Compartilhe este artigo com seus amigos. Até a próxima.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.