Aplicativo para identificar Plantas por fotos

Aplicativo para identificar Plantas por fotos

Hoje quero deixar uma dica para vocês. Não é nada relacionado a um estudo sobre benefícios sobre alguma erva. Mas sim de aplicativos que podem te ajudar na identificação de plantas.

Quem nunca ficou na dúvida por exemplo dos tipos de boldos que existem? Ou do nome e da diferença entre capim cidreira e erva cidreira?

Eu tenho algumas rosas lindas em casa e fiquei curioso para saber a espécie dela. E pasme! Tenho a Catharanthus roseus, conhecido como Vinca, ela é muito utilizada para tratamento de cânceres, como linfomas, Doença de Hodgkin, câncer de mama, leucemia linfocítica aguda, sarcomas de tecidos moles, mieloma múltiplo, neuroblastoma, entre outros.

Tudo isso descobri apenas em tirar uma foto através de um aplicativo do google chamado Google Lens.

Bom, atualmente os aplicativos vieram para nos ajudar no dia a dia. E fiz os testes primeiramente com o Google Lens.

Saia na rua apontando a camera do celular para todo tipo de planta. O google lens ele puxa em sua base de dados as especieis, nomes, informações gerais na web sobre a planta medicinal.

No entanto, nem sempre ele puxa na pesquisa com exatidão sobre aquela planta que você está pesquisando. Talvez seja porque a base de dados sobre a informação não seja ainda suficiente. Mas ele faz os comparativos, cabe você comparar e ir pesquisando.

Tem um outro aplicativo que baixei no android chamado plantnet. Funciona algo bem similar também ao google Lens. Para saber mais como usar eu achei este tutorial AQUI. Para baixar o aplicativo google Lens.

Mas sempre tenha cuidado. Na dúvida é melhor consultar um profissional Botânico, ou um outro profissional especialista em fitoterapia para poder te orientar. Nunca faça o uso de chás de plantas desconhecidas ou pouco estudadas.

E aí você gostou da Dica?! Já fez uso de aplicativo assim? Conte sua experiencia nos comentários abaixo. Recomendo também a você ver mais novidades aqui.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.