Quais os tipos de boldos? Aprenda aqui

Quais os tipos de boldos? Aprenda aqui

Quando você pesquisa sobre Boldo no google percebi que é muito vasto as informações equivocadas sobre os Tipos de boldo existentes. Aqui neste artigo iremos explicar as especieis de boldos que nós temos, e você irá definitivamente aprender a diferenciar os tipos podendo usa-las com mais cuidado.

Boldo do Chile

Boldo do Chile ou Verdadeiro Boldo

Existe uma espécie que não é cultivada em nosso país. Estamos falando da Peumus boldus que é só encontrada no Chile. Pode chegar até 15 metros de altura e elas são dependentes do clima Chileno.

E é por isso que você não encontra ela no Brasil. Você vai encontrar o Peumus boldus em formas de folhas secas ou saquinhos vendidos em supermercados, em farmácias também em formas de flaconetes como o nome comercial de Enterofigon.

Boldos-baiano

Boldo Baiano

O boldo Baiano tem o nome cientifico de Vernonia condensata, facilmente encontrado em todos os Estados do Brasil. Ela foi trazida da áfrica nos períodos coloniais, e que o hábito de consumir estas folhas foi herdado dos escravos para remediar problemas tais como: no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite.

Veja alguns nomes populares que ela é conhecido no Brasil:

  • Pernambuco: alumã, boldo-chinês, boldo-japonês.
  • Bahia: alomã, alumã, lumã (diferenciar sinonímia de nome popular da Labiatae C. barbatus também conhecida como boldo de jardim, boldo-paulista, boldo-brasileiro, boldo-japonês.
  • Ceará: alcachofra.
  • São Paulo: boldo-baiano, árvore-do-pinguço.
  • Mato Grosso do Sul: caferana (embora em outras partes do Brasil o nome ‘caferana’ se refira a outra planta: Tachia guianensis).
  • Minas Gerais: boldo-goiano.
  • Rio de Janeiro e Espírito Santo: assa-peixe.
  • Rio Grande do Sul(Batuque): orô.

Boldo Brasileiro

Boldo Brasileiro ou conhecido como Falso Boldos. Fonte Wikipedia

O Boldo Brasileiro tem o nome cientifico Plectranthus barbatus, conhecido como também como Boldo Falso, já que presume que o verdadeiro é o boldo do Chile.

Muito facilmente encontrado em todas regiões do Brasil com vários nomes populares a saber: boldo-da-terraboldo-de-jardim,tapete-de-oxalá, falso-boldo, boldo-brasileiro, alumã, boldo-peludo, boldo africano, boldo-do-reino e malva santa.

É um planta que pode chegar até 2 metros de altura, formando um arbusto arredondado.

Suas indicações são para analgesia, distúrbios hepáticos, como por exemplo gordura no fígado, estimulante da digestão, combater azia, e um excelente espasmódico. Deve ser evitado seu uso no período da gravidez.

Boldo Chinês

Boldos Chinês

O Boldo Chinês tem o nome científico de Plectranthus ornatus .  popularmente conhecida como boldinho, boldo-rasteiro, boldo-pequeno, tapete-de-oxalá e boldo-chinês. Tem em média de tamanho de 30 a 40 cm.

O seu cheiro desagradável é apontado como capaz de afastar os cães e gatos de jardins. É usado como repelente nas hortas. É utilizado para distúrbios do estômago como: gastrite, dispepsia, problemas hepáticos, azia, mal-estar gástrico e ressaca. Possui ação antibacteriana, diurético e também usado para icterícia.

Conclusão

Agora com estas informações e com as fotos inseridas fica mais fácil discernir uma das outras. Para mais plantas medicinais que tratam problemas de azia, intestino preso, e demais problemas gastrointestinais veja aqui.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.