Como Desidratar folhas de ervas medicinais

Como Desidratar folhas de ervas medicinais

Desidratar folhas medicinais é um processo que é utilizado para retirar toda a água existente nas folhas.

A ideia é deixar secas as folhas para poder conservar o maior número de fitocomplexos ( moléculas ativas ) nas folhas.

Geralmente guardam estas folhas em saquinhos ou potes para serem comercializados, ou mesmo guardados em casa para o uso posterior quando necessário.

Mas lembrando que nem todas as folhas de plantas medicinais se dão bem com esse processo, como a hortelã por exemplo, suas folhas apodrecem. O melhor seria deixar no congelador.

Processo de Desidratação Caseira

  1. Primeira, retire as partes com cuidado, usando uma ferramenta adequada e seleccionando as partes mais saudáveis até atingir a quantidade desejada.
  2. Depois, forre a bandeja de papelão com papel absorvente (tipo papel de cozinha) e espalhe as ervas por cima.
  3. Cubra com uma folha de papel de seda.
  4. Guarde a bandeja num local arejado sem poeira nem sol.
  5. Passados 4 dias, vire as folha e cubra novamente, aguardando o tempo necessário para que elas se tornem quebradiças ao toque. Nessa altura estarão prontas para uso.
  6. Guarde em recipiente bem fechado.

Secagem no Forno

Você sabia que pode desidratar também no forno de sua casa? No entanto não recomendo muito, pois ela afeta diretamente na qualidade das folhas desidratadas, diminuindo a eficácia por exemplo dos óleos essenciais.

Para você fazer este processo basta pegar uma forma, cobrir com uma folha de manteiga e colocar as folhas por cima, e ascender o fogo em temperatura 100 graus.

Até no microondas dá para fazer também. Você faz o processo semelhante ao que se faz no forno.

Feito estes processos de desidratação caseira porque não se aproveitar de um delicioso chá e ainda fazer o tratamento de doenças sem muitos custos?

E ai você gostou desta dica? Espero que tenha gostado. Comente aqui se você conhece outra forma de desidratar folhas medicinais. Aproveite Leia mais artigos interessantes aqui.

Algumas outras dicas você também pode pegar aqui neste artigo de referência.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.