Remédio caseiro para cólica menstrual

Remédio caseiro para cólica menstrual

Remédio caseiro para cólica menstrual também pode ser feito através das ervas medicinais. E a bola da vez é a Camomila.

O nome científico dela é Chamomilla recutita, também conhecida com outros nomes tais como: amomilacamomila-vulgarcamomila-alemãcamomilha ou camomila-dos-alemães.

É uma erva bastante estudada. Deixo aqui pra vocês inclusive um link de uma monografia bem embasada sobre a a camomila. Clique aqui.

A camomila é bastante usada no Brasil, portanto muto fácil de ser encontrada. Serve para combater vários sintomas tais como: rinite alérgica, inflamações, espasmos musculares, distúrbios menstruais, insônia, úlceras, lesões, distúrbios intestinais, reumatismo e hemorroidas.

Dentro desses sintomas e problemas de saúde vamos ressaltar a cólica menstrual, que causa incomodo em muitas mulheres todo mês.

Como fazer então o remédio caseiro para cólica menstrual?

1- Chá de Camomila

No mercado já tem os sachês de Camomila que você adiciona na água fervente. Nesse caso ao colocar o sachê, tampe a panela e aguarde cerca de 5 a 10 minutos. Tome de 8 em 8 horas uma xícara.

2- Tintura de Camomila

Ingredientes

– Flores secas de Camomila cerca de 10 a 15 gramas.

– Bebida alcoólica (por exemplo, álcool de cereais ou vodca).

– Frasco de 300 mL (com uma tampa, por exemplo, um pote de geleia).

– Filtro de café.

– Frasco escuro para armazenar a tintura.

Como Preparar?

– Preencher em um frasco até um terço da altura com as flores secas de camomila.

– Cubra com a bebida alcoólica (por exemplo, vodka), até chegar ao topo.

– Feche bem o frasco.

– Deixe a mistura descansar durante 2 a 3 semanas (notará depois de um tempo de uma alteração da cor do corante) e agitar ocasionalmente.

– Filtrar a mistura, por exemplo, por meio de um filtro de café.

– Transfira a tintura para um frasco escuro (você pode comprar esse tipo de frasco na farmácia).

– Feche bem, acrescente a data e o nome da tintura.

Posologia

Tome 1-2 colheres de chá desta mistura, por exemplo, no caso de perturbações digestivas (incluindo a síndrome do intestino irritável). Você pode beber a tintura diretamente ou misturá-la com água, chás ou suco. Utilize, no máximo, 3 vezes ao dia. Para uma dose mais personalizada, pergunte ao seu farmacêutico.

Também é possível a utilização de tintura de camomila para uso externo, por exemplo, misturando-a com uma pomada ou creme. O seu uso externo é contra a pele seca.

Atenção!

Para quem faz o uso de medicamentos como a Varfarina ou outro anticoagulante, não fazer o uso da Camomila. Isso porque pode potencializar a ação desses medicamentos levando o risco de hemorragias internas.

Você gostou dessa super dica?! Então comenta ai, compartilhe também este artigo.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.