Ora-Pro-Nóbis: planta medicinal para combater a anemia

Ora-Pro-Nóbis: planta medicinal para combater a anemia

Sabemos que no Brasil muitas regiões ainda existem crianças com déficits nutricionais.

A anemia é uma das consequências desse problema. As problemáticas são várias, desde o aumento da pobreza, falta de orientação nutricional nas escolas base, etc.

Devemos lembrar também que a anemia não ataca somente crianças. Mas adultos também, que geralmente no dia a dia não se alimentam direito, devido a intensa correria de compromissos que se tem.

Vamos deixar aqui um link do Ministério da Saúde que trata o assunto mais detalhado, e dando informações preciosas de como prevenir a anemia.

E hoje nós vamos dar uma dica super importante para que você em casa possa combater também anemia de forma saudável, ecológica e barata. É o uso do ora-pro-nóbis.

Para que serve o ora-pro-nóbis

Bom primeiramente o ora-pro-nóbis tem o nome científico de Pereskia aculeata, planta perene, que pode ser cultivado em vários tipos de solo.

Ela é encontrada principalmente nos seguintes Estados: e Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Por ser suas folhas serem ricas em Ferro é utilizado justamente para combater anemias.

Ela também é rica em mucilagem que é utilizada para o bom funcionamento do intestino. Promove a saciedade. Não é para tanto que é utilizada também para o auxílio do emagrecimento.

Atenção amantes do esporte: possui também alto teor de proteína! Sim você pode utiliza-la para fins de suplementação também.

Além de contar que as folhas também são ricas em vitaminas A, B e C , ferro, magnésio, cálcio e fósforo.

Sem contar que, o ora-pro-nóbis foi estudado e foi comprovado que ela diminui o colesterol ruim, trata furúnculos e sífilis, contribui para a prevenção de doenças como câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes. Veja o artigo científico aqui.

Como usar?

Faça o uso do chá de Ora-pro-Nóbis. Pegue aproximadamente 5 folhas desta planta, e coloque em uma panela com 350 ml de água. Deixe ferver por um tempo de 10 minutos.

Desligue, deixe esfriar, descansando. Após isso adoce com uma colher de açúcar.

Após isso tome o chá uma vez ao dia e desfrute de todos os benefícios proporcionado pelo ora-pro-nóbis.

Outro modo é usar o ora-pro-nóbis na culinária pra combater anemia. Você pode fazer pães rico em ferro com esta planta. Vejamos:

Ingredientes

– Folhas
– ÁguaPreparação

– Triturar as folhas com água no liquidificador e acrescentar na massa do pão ou massa de macarrão. Suas folhas também podem ser usadas em saladas.

Para outras receitas deliciosas utilizando a planta medicinal você pode olhar neste artigo aqui, que vou deixar pra vocês lerem também.

E aí você gostou deste artigo? Comente as suas receitas utilizando o ora-pro-nóbis. Compartilhe também este conteúdo. Até a próxima.

Para conhecer também mais sobre ervas clique aqui também para estudar mais.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.