Remédio caseiro para Sarna canina com ervas naturais

Remédio caseiro para Sarna canina com ervas naturais

Pois bem meu povo! Hoje nós iremos descrever algumas ervas naturais que utilizamos como remédio caseiro para sarna que ataca nossos animaizinhos domésticos principalmente cachorros.

Mas o que é a Sarna?!Bom ,das melhores definições, a sarna que ataca por exemplo cachorros, é uma coceira intensa, quase que incontrolável causada por ácaros.

Mas também existe a sarna humana. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (fonte aqui), ” Sarna ou escabiose é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. “

Quais sintomas da Sarna Canina?

Pois bem, segundo o site Perito Animal é elencado alguns principais sintomas característicos, seguem eles abaixo:

  • Coceira intensa, podendo chegar a se arranhar e esfregar no chão ou em paredes;
  • Vermelhidão e inflamação da pele;
  • Perda de apetite e, consequentemente, de peso;
  • Enfraquecimento do pelo;
  • Perda de pelo (alopécia) parcial ou completa, localizada, multifocal ou generalizada;
  • Seborreia (descamação e oleosidade da pele);
  • Pápulas, crostas, bolhas, pústulas e nódulos;
  • Mau cheiro da pele;
  • Infeções secundárias;
  • Gânglios linfáticos podem ficar aumentados e dolorosos;
  • Febre.

Remédio caseiro para Sarna Canina

Aqui no blog nós temos como foco o tratamento natural através das ervas medicinais conhecidas pelo seu poder terapêutico. Então isso quer dizer que qualquer tratamento com uso de ervas medicinais para humanos ou animais nós iremos trazer aqui também. Os Pets tem espaço aqui.

As ervas mais utilizadas são a Babosa, Camomila e alho. Alguns dizem que é mais eficaz utilizar ervas tais como Neem, Cymbopogon e o Niaoli. No caso Cymbopogon já tem estudos demonstrando sua eficácia contra ácaros. Veja aqui.

São ervas relativamente fáceis de achar ou cultivar. A babosa por exemplo muito fácil de pegar, e pode ser plantada em praticamente em qualquer solo.

Todas estas plantas possuem propriedades cicatrizantes, antissépticas, antibactericidas.

A melhor forma de aplicar estas ervas no animal é através do banho. Você pega algumas folhas, e coloque para ferver em água, aproximadamente 500 ml. Após a fervura espere dez minutos para descansar e coloque em um balde o restante da água do banho no animal. Pronto, basta jogar a água.

No caso da Babosa você pode fazer o suco da babosa com algumas folhas extraídas e diluir na água do banho e faze o mesmo processo descrito anteriormente.

Devemos alertar que não é um processo curativo, mas alivia bastante os sintomas, deixando seu animal mais calmo, e ajudando a enfrentar o problema. Não esqueça de procurar seu veterinário.

Outra erva poderosa para tratamento da sarna canina é a erva de são Caetano bem conhecida e indicada para esta finalidade. Utilize a infusão das folhas para colocar na água do banho.

Conclusão

São algumas ervas que você consegue achar facilmente e até mesmo plantar em seu quintal.

Portanto, você pode usar estas plantas medicinais em forma de banhos aos seus animais de forma segura ajudando aliviar os sintomas da sarna canina.

Espero que tenham gostado. E se quiserem aprender um pouco mais sobre ervas basta clicar aqui nesse menu, onde você será redirecionado para o estudo de algumas ervas medicinais poderosas.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.