Chá de Boldo para combater coronavírus?!

Chá de Boldo para combater coronavírus?!

Chá do boldo já falamos aqui em nosso blog sobre os benefícios que ele traz a nossa saúde e quais tipos de tratamentos ele é indicado.

Inclusive nós publicamos aqui e aqui dois artigos em nosso blog falando dos tipos de boldos existentes, suas características, e para que serve.

O problema que diante da situação que estamos vivendo as pessoas estão meio que em uma procura frenética por uma cura contra o Coronavírus.

É só observar por exemplo os debates em volta de tais medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina, cloroquina entre outros.

Para quem é amante das ervas medicinais deve ter percebido que esses últimos dias tem propagado na internet que o chá de boldo cura quem está infectado por Covid19.

Inclusive tem absurdos na internet que diz que a cura através do chá de boldo vem a partir de 3 horas depois de tomado. Isso é brincar com a esperança das pessoas e com doentes que estão desesperados.

Chá de boldo e a Fake News

Fomos procurar na internet, e em artigos científicos a veracidade dessa informação.

E o que está sendo propagando por aí na internet são esses dizeres:

“Governo gastando bilhões em combate ao corona vírus, e um irmãozinho de algum lugar sem faculdade em ciência ou medicina descobre que chá de boldo combate os sintomas de covid em três horas, realmente Deus usa as coisas loucas desse mundo pra confundir as sábias! “

Outras situações encontramos aqui onde diz que um possível casal casal tomou chá de boldo e foi curado em três horas do covid19.

Não encontramos sequer um estudo até o presente momento que indique o uso do chá de boldo para combater o coronavírus.

Se quer alguma menção de que haja cura em três horas, ou seja em qualquer período pré estabelecido.

Não estamos negando que o chá de boldo tenha sua eficácia para outras patologias como por exemplo doenças no fígado, problemas com má digestão entre outros.

Um médico infectologista membro da Sociedade Brasileira de Infectologista disse que Até o presente momento, desconhecemos qualquer tratamento com alto nível de eficiência contra o SARS-CoV-2” . Fonte aqui.

A reportagem do grupo Globo no portal G1 afirma que apesar de ser fake news, o chá de boldo pode aliviar alguns sintomas. Veja o que diz um médico entrevistado pela reportagem:

“São remédios que ajudam a diminuir a congestão nasal, a febre e as dores no corpo. Mas eles não atacam a causa do problema. Ou seja, aliviam os sintomas, mas não têm ação sobre o vírus. Isso só se consegue com medicamentos específicos, chamados antivirais, que só podem ser prescritos por médicos. No caso da Covid-19, ainda estão em estudos medicamentos que possam ser eficazes.”

Fonte: G1

E qual Planta Medicinal combate o Covid19?

Ontem publicamos uma notícia sobre uma possível cura através da erva medicinal artemísia annua, alguns a conhecem vulgarmente como losna entre outros nomes populares.

Ela ainda está sendo investigada, após principalmente as declarações do presidente da ilha de Madagascar afirmar que várias pessoas foram curadas, ou preveniram as pessoas pegarem covid19.

Você pode ler mais detalhes sobre o que postamos ontem clicando nesse link aqui.

Conclusão

Portanto meus amigos devemos estar atentos a todo alarmismo espalhado na internet, verificar as fontes, e se possível procurar um profissional Farmacêutico, ou um outro da área da saúde a checar a veracidade das informações.

Fica comprovado que até o presente momento trata-se de fake news essa história de que chá de boldo cura covid19 em três horas.

Mas ressaltamos de que ela possui sim seus benefícios já estabelecidos vastamente conhecidos tanto no meio popular como no meio científico. Mas não, não combate o coronavírus.

Nós temos um compromisso também de estar desmitificando fake news espalhadas pela internet relacionado as plantas medicinais, pois isso faz com que as pessoas fiquem desacreditadas ou levem a descrença no poder das ervas medicinais.

Espero que tenham gostado, comente o que você achou, e compartilhe com seus amigos. Comente aqui também se você achou outras “curas” milagrosas na internet para estamos aqui publicando posteriormente e verificando os fatos. Até a próxima.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.