Psoríase: tratamento natural com ervas

Psoríase: tratamento natural com ervas

Psoríase segundo a definição da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, é uma inflamação crônica que acomete tanto homens como mulheres, e atinge cerca de 1 a 3 por cento da população mundial.

Pode ocorrer em qualquer parte do corpo. E tem uma característica escamosa em formas de placas.

Existem alguns fatores que podem levar ao surgimento da psoríase e nós iremos falar um pouco delas.

A primeira causa que pode levar a psoríase é o estresse. Portanto, se de alguma forma você tem vivido em constantes crises emocionais diversos, e tem te afetado a vida de alguma forma, e está te surgindo esta doença, então para resolver o problema é necessário ter uma vida equilibrada, usar alguns chás medicinais para acalmar os ânimos.

Outro fator que aí ninguém deve se culpar seria a questão genética. O fator hereditário também conta. Então se você tem psoríase pode ser que você tenha herdado este probleminha de família.

Traumas na pela podem também levar a psoríase, podemos citar aqui por exemplo, tatuagens e queimaduras, podem levar ao aparecimento de psoríase.

Tem um fator também bastante discutível mas que temos observado muito é que as pessoas que fazem o uso de álcool e cigarro são mais predispostas. Sem contar aquelas pessoas também que fazem o consumo de carnes de “caça” como tatu, ou o consumo de carne de porco.

De qualquer maneira é tratável e não é uma doença contagiosa. No entanto incomoda, pode surgir na região afetada pus, e esteticamente falando é horrível.

Mas vamos lá para algumas dicas que você pode fazer de medicamento natural a base de ervas e alguns cuidados para tratar essa doença.

Babosa

A velha e boa babosa que é útil para quase tudo. Você pode fazer preparações de babosa e passar na região afetada. Ajudará a hidratar e cicatrizar. Para aprender algumas formulações indico que você possa clicar para ler mais sobre artigos falando da babosa aqui.

Calêndula

Você pode aplicar uma pomada ou gel a base de calêndula sobre a região afetada duas vezes ao dia. Veja este link da reportagem que ensina a fazer uma pomada de calêndula.

Bardana

Bom para este nós recomendamos que façam o uso de capsulados a base do fruto dela. A posologia recomendada é de 1 dose 3 vezes ao dia.

Outros

Outros medicamentos naturais bastantes usados também são: copaíba, hortelã, prímula, e linhaça.

Para se ter resultados mais rápidos é bom que seja acompanhado o tratamento com algumas medidas alternativas tais como evitar uso de bebidas a base de cafeína ou guaraná; carne de porco. Também é essencial praticar atividades físicas, isso conta muito.

Conclusão

Portanto como nós vimos, não é uma doença contagiante e é tratável. Geralmente médicos recomendam o uso de corticoides que apresentam muitos efeitos colaterais.

Tais medicamentos caseiros apresentados aqui tem a sua eficácia já presenciada em meio clínico.

Entretanto, não esqueçam de consultar um Farmacêutico especialista em fitoterapia para ter maior segurança no seu tratamento.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.