8 Remédios Naturais para sua Saúde

8 Remédios Naturais para sua Saúde

E-Book totalmente gratuito

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Chá de Quina: não se deve usar para Covid19

Chá de Quina: não se deve usar para Covid19

O Chá de Quina tem sido bastante difundido na internet como algo milagroso para o combate do coronavírus.

Aliás tem aparecido de tudo na internet, desde as receitas bem estranhas a “novos chás” para tratamento ou prevenção do covid19.

Nosso compromisso aqui no blog é de divulgar conteúdo com qualidade e com a verdade também.

Muitos estão associando o chá da quina com o medicamento cloroquina ou ainda a hidroxicloroquina.

Para quem não sabe o chá de quina é feito da casca de uma planta muito comum na América do Sul. A substância presente neste chá é a quinina.

Esse chá foi muito utilizado na região dos andes, e também entre os europeus. Segundo a história foram os jesuítas que apresentaram a estes últimos.

Além de ser na época recomendado como um antimalárico, também era indicado para febre e dores de garganta.

Sobre o chá da quina temos ainda a informar no seu histórico que o que é encontrado por exemplo no Peru, não é o que é encontrado facilmente no Brasil.

Ou seja, tem muita gente por ai compartilhando algumas informações sobre o chá de quina que na verdade não é bem o chá digamos verdadeiro de quina.

Isso porque no Brasil existe diversas plantas que são apelidadas de Quina, mas não são as que são encontradas nos Andes. Os seus chás são feitos das folhas e não da casca como é no Peru por exemplo.

Quina é a mesma coisa que a Cloroquina?

Bom, como nós vimos um pouco do histórico da Quina, podemos desmitificar essa questão que está sendo divulgada na internet, da tentativa de criar um medicamento “natural” da Cloroquina ou hidroxicloroquina.

Respondendo de maneira geral, o chá da quina, como nós vimos tem como um de seus componentes a Quinina. E não tem nada a ver com a Cloroquina.

A cloroquina e a Hidroxicloroquina são formulas sintéticas, ou seja, fabricada em laboratório quimicamente.

Sem contar que as fórmulas sintéticas citadas são isoladas, enquanto a quinina do chá da quina é uma substância que vem juntamente com outros compostos da casca. Ou seja, ela não é isolada.

Água Tônica tem Quinina?

Outra informação bastante difundida por aí é que a água tônica tem a quinina, e que por isso é recomendado que as pessoas possam tomar bastante água tônica.

Veja bem, na água tônica existe o  hidrocloreto de quinina que é o que vai dá o sabor amargo. No entanto, não vai causar efeito terapêutico algum pois as concentrações são muito baixas.

Chá de Quina Fake News

Portanto, podemos dizer que, pelo menos nos dados científicos não se tem até o presente momento algum estudo que se comprove esta ligação do chá da quina como algo que possa ser utilizado para o tratamento de covid19 tampouco na sua prevenção.

Portanto, tome cuidado ao ler algumas matérias que promovam curas milagrosas.

Na dúvida procure um Farmacêutico especialista em Fitoterapia para tirar suas dúvidas.

Pois ao tomar qualquer “chá” sem o devido cuidado pode também trazer sérios riscos a saúde como um medicamento de farmácia qualquer.

Seja consciente compartilhe este poste aos seus amigos e familiares. Se gostou comenta aqui. Até a próxima.

Receba mais novidades

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *