Valeriana – Dicas para melhorar sua saúde

Valeriana – Dicas para melhorar sua saúde

A valeriana é um incrível planta que possui, em sua composição, diversas propriedades medicinais. O fato é que muitas pessoas não sabem disso e acabam não utilizando os poderes curativos dessa planta.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer, através desse conteúdo, os principais benefícios da valeriana para a saúde e, é claro, informações relevantes que ajudarão você a usar a planta no dia a dia.

Se você se interessou, não deixe para depois e comece agora mesmo sua leitura, com certeza você não vai se arrepender quando descobrir tudo que a valeriana tem para oferecer para você e sua família.

Vamos lá!

Benefícios da valeriana

A primeira coisa que você deve saber, é claro, são os benefícios da valeriana para a saúde, afinal, é por esse motivo que você resolveu ler esse conteúdo, não é mesmo?

Portanto, veja abaixo quais são as indicações da valeriana:

  • Melhora a qualidade do sono e diminui a insônia
  • Auxilia no tratamento de ansiedade
  • Diminui o estresse
  • Alivia os sintomas da tpm
  • Diminui os sintomas da menopausa
  • Controla a hiperatividade

Como você pode perceber, a valeriana pode proporcionar diversos benefícios para a saúde e, certamente, você deve estar querendo começar a utiliza-la agora mesmo.

Mas, antes de começar, vale lembrar que essa planta também possui algumas contraindicações, portanto, veja no próximo tópico quais são elas antes de começar a utilizar.

Esteja atento as contraindicações de uso da Valeriana

Embora a grande maioria das pessoas possam utilizar o poder medicinal dessa planta, é preciso se lembrar que a valeriana é um remédio e, mesmo sendo natural, pode oferecer riscos para pessoas que possuam algum tipo de contraindicação.

Então, veja abaixo quais são as contraindicações e verifique se você pode utilizar a valeriana sem problemas:

  • Crianças menores de três anos
  • Gestantes
  • Lactantes
  • Pessoas que utilizam remédios para ansiedade
  • Pessoas que fazem uso de relaxantes musculares

Caso você não se encaixe em nenhuma das contraindicações acima, parabéns, você pode usufruir de todo o poder medicinal da valeriana.

Mas, se você está na lista e, ainda assim, quiser usar o chá, aconselhamos firmemente que você consulte seu médico primeiro, pois, somente ele poderá dizer se você poderá, ou não, fazer isso com segurança.

Como utilizar a valeriana

Se você deseja utilizar o poder natural da planta, deixamos aqui a receita de um chá de valeriana que, sem dúvida, surtirá os resultados que você espera.

Veja como preparar o chá logo abaixo:

Chá de raiz de valeriana

Para fazer o chá dessa planta você irá utilizar somente a raiz, pois, é onde se encontram as principais propriedades da planta.

Com isso em mente, separe uma colher de raiz seca de valeriana e, também, uma xícara de água fervente.

Agora basta colocar a raiz na xícara, tampa-la e deixar descansar por alguns minutos e pronto. Seu chá de valeriana já pode ser consumido.

ATENÇÃO – Não tome mais do que o indicado

Vale sempre lembrar que você não deve tomar mais que duas xícaras por dia, uma vez que isso poderá causar algum efeito adverso no seu corpo.

Possíveis efeitos adversos

Como nem tudo são flores, você precisa estar atento a qualquer efeito adverso que esse remédio natural pode causar, portanto, leia a lista abaixo atentamente:

  • Dor de cabeça
  • Dor de estomago
  • Irritabilidade
  • Agitação e insônia

Vale lembrar que os efeitos adversos mencionados acimas acontecem, normalmente, quando as doses diárias são excedidas ou se o chá de valeriana for utilizado por um longo período de tempo.

Conclusão

Espero que agora, de agora em diante, você consiga utilizar todo o poder da valeriana e, com isso, melhore a sua qualidade de vida e, é claro, de seus familiares.

Mas, se você quer entrar, de fato, para o mundo das ervas medicinais e plantas curativas, não deixe de clicar aqui nesse link, com certeza você não vai se arrepender.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.