Como fazer chá? Quais são as formas de preparo?

Eu tenho a certeza que quando você faz um chá medicinal, você esquenta aquela água já com as folhas ou partes da planta medicinal.
Ou quem sabe você esquenta a água primeiro e depois é que coloca as ervas ali, desliga o fogo e aguarda um pouco com a panela tampada, não é mesmo?
Pois bem. Cada maneira de fazer um chá tem uma técnica abordada. Isto é importante pois, fazendo da maneira correta poderá desfrutar ao máximo das propriedades medicinais.
Vamos lá conhecer então as formas de preparo?
1 – Infusão
É a maneira mais simples de fazer e mais conhecida também. Consiste basicamente em adicionar água fervente sobre as folhas ou partes da planta medicinal.
E logo em seguida tampa-se o recipiente por cerca de 5 a 10 minutos. E por fim, faz a filtragem com uma “peneirinha” de cozinha.
Esta forma de preparar é mais indicado para folhas, flores e frutos menos rígidos, e ainda para substâncias voláteis ou com boa solubilidade.
2 – Decocção
Já neste preparo a erva é colocado em água fervente em ponto de ebulição por um tempo estimado entre 8 a 15 minutos.
É sempre indicado para partes mais rígidas das plantas como cascas, raízes, caules, sementes e folhas com característica resistente.
3 – Maceração
Já aqui se coloca partes da planta em meio aquoso em temperatura ambiente por algum tempo determinado.
Portanto é uma forma também bastante utilizada. É fácil de ser vista na internet de pessoas fazendo “óleos” colocando ervas, que nada mais é a maceração.
Conclusão
Sendo assim, é de fundamental importância que você conheça a forma de você deve preparar o seu chá. Pois isto implica em melhor qualidade medicinal.
Mas não se esqueça, na dúvida procure sempre o seu Fitoterapeuta para te orientar sempre.
Espero que tenham gostado deste post. Compartilhe com seus amigos. Até mais.
Receba mais novidades
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários