Chá Verde – Benefícios e Como usar

Chá Verde – Benefícios e Como usar

O Chá Verde é um chá que deriva da infusão de uma planta chamada Camellia Sinensis. E é chamado de Verde, porque as folhas da planta não sofrem grande oxidação durante o processo de secagem.

O sabor do Chá é um tanto amargo, mas a intensidade desse sabor varia de acordo com a qualidade do chá, da quantidade de folhas e se você usou folhas soltas ou sachês.

Já o modo de preparo desse chá, exige um pouco mais de atenção do que os outros chás comuns.

Mas não se preocupe, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre o Chá Verde desde seus benefícios até mesmo como usa-lo

6 Benefícios do Chá Verde

Antes de qualquer coisa, vamos ver alguns dos principais benefícios que o Chá Verde nos proporciona.

  1. Previne doenças no coração
    O Chá regula os níveis de colesterol mal e com isso auxilia na prevenção de doenças, tais como: ataque cardíaco, trombose e AVC

  2. Previne alguns tipos de câncer
    Consumir o chá regularmente pode ter como benefício a prevenção de câncer de próstata, de mama, gastrointestinal, de ovário, de bexiga, de pulmão.

  3. Auxilia na perda de peso
    Esse chá possui catequinas, cafeína e polifenóis, que são compostos bioativos que ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e com isso, perca peso.

  4. Retarda o envelhecimento
    Ele é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele. Além de manter a pele hidratada, previne o surgimento de rugas.

  5. Regula o açúcar no sangue
    O consumo é ótimo para quem possui diabetes, pois devido a presença das catequinas o chá melhora a resistência a insulina e regula o açúcar no sangue.

  6. Previne infecções
    Rico em propriedades antimicrobianas o consumo desse chá tem o poder de combate a vírus e bactérias, assim prevenindo gripes e resfriados.

Como preparar o Chá Verde

O Chá Verde pode ser feito apenas com as folhas e água morna ou você pode fazer combinações com outras folhas e frutas, assim você consegue tirar um pouco do sabor amargo.

Você pode optar por combinar o Chá verde com folhas de menta e suco natural de limão. Assim os efeitos benéficos do Chá verde sejam altamente potencializados.

Já que o limão combinado com o Chá verde ajuda a reduzir o peso e aumenta o sistema imunológico.

Receita de Chá Verde com Limão

O preparo do Chá é muito simples você só precisa:

  • 1 colher de chá das folhas do chá verde
  • Suco de meio limão, espremido sem coar, apenas retire as sementes.
  • 1 xicara de água quente.

Na água quente adicione as folhar do chá e deixe descansar entre 3 e 5 minutos. Após, coe e junte o suco de limão. Beba em seguida.

Não é recomendável adoçar, mas se você preferir pode adoçar o chá usando 1 colher de mel.

Como utilizar o Chá Verde

Se você quer obter todos os benefícios que esse chá pode proporcionar, recomendo que tome, em média 3 xícaras por dia. Assim você terá a oportunidade de se beneficiar com tudo o que o chá pode oferecer.

O Chá precisa ser consumido no intervalo das refeições, para que o organismo não perca a absorção de minerais essenciais.

Se você está gravida ou amamentando, não é recomendado mais que 2 xícaras de chá por dia. Por isso fique atenta a qualquer sintoma que indique uma gravidez e faça um teste para que assim, você reduza o consumo do chá.

                                 Contra indicações        

Se você possui problemas de tireoide deve evitar o consumo desse chá, já que estudos comprovaram que o uso do chá altera o funcionamento dessas glândulas.

O Chá também possui cafeína, então se você tem insônia, evite tomar o chá, principalmente à noite.

Pessoas que fazem tratamentos anticoagulante ou que possuem anemia, gastrite, ulceras e insuficiência renal não devem consumir de modo algum o Chá Verde.

Conclusão

Você sabia que o Chá Verde é consumido a milhares de anos no Japão, pois ele assim como outros chás, possui inúmeros benefícios se usado de modo correto e sem excessos.

Se você não se encaixa no grupo de contra indicações, recomendo o uso diário desse chá assim você vai conseguir potencializar sua saúde.

E se você gostou desse conteúdo não deixe de nos acompanhar.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.