Chá Verde – Benefícios e Como usar

O Chá Verde é um chá que deriva da infusão de uma planta chamada Camellia Sinensis. E é chamado de Verde, porque as folhas da planta não sofrem grande oxidação durante o processo de secagem.
O sabor do Chá é um tanto amargo, mas a intensidade desse sabor varia de acordo com a qualidade do chá, da quantidade de folhas e se você usou folhas soltas ou sachês.
Já o modo de preparo desse chá, exige um pouco mais de atenção do que os outros chás comuns.
Mas não se preocupe, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre o Chá Verde desde seus benefícios até mesmo como usa-lo
6 Benefícios do Chá Verde
Antes de qualquer coisa, vamos ver alguns dos principais benefícios que o Chá Verde nos proporciona.
- Previne doenças no coração
O Chá regula os níveis de colesterol mal e com isso auxilia na prevenção de doenças, tais como: ataque cardíaco, trombose e AVC - Previne alguns tipos de câncer
Consumir o chá regularmente pode ter como benefício a prevenção de câncer de próstata, de mama, gastrointestinal, de ovário, de bexiga, de pulmão. - Auxilia na perda de peso
Esse chá possui catequinas, cafeína e polifenóis, que são compostos bioativos que ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e com isso, perca peso. - Retarda o envelhecimento
Ele é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele. Além de manter a pele hidratada, previne o surgimento de rugas. - Regula o açúcar no sangue
O consumo é ótimo para quem possui diabetes, pois devido a presença das catequinas o chá melhora a resistência a insulina e regula o açúcar no sangue. - Previne infecções
Rico em propriedades antimicrobianas o consumo desse chá tem o poder de combate a vírus e bactérias, assim prevenindo gripes e resfriados.
Como preparar o Chá Verde
O Chá Verde pode ser feito apenas com as folhas e água morna ou você pode fazer combinações com outras folhas e frutas, assim você consegue tirar um pouco do sabor amargo.
Você pode optar por combinar o Chá verde com folhas de menta e suco natural de limão. Assim os efeitos benéficos do Chá verde sejam altamente potencializados.
Já que o limão combinado com o Chá verde ajuda a reduzir o peso e aumenta o sistema imunológico.
Receita de Chá Verde com Limão
O preparo do Chá é muito simples você só precisa:
- 1 colher de chá das folhas do chá verde
- Suco de meio limão, espremido sem coar, apenas retire as sementes.
- 1 xicara de água quente.
Na água quente adicione as folhar do chá e deixe descansar entre 3 e 5 minutos. Após, coe e junte o suco de limão. Beba em seguida.
Não é recomendável adoçar, mas se você preferir pode adoçar o chá usando 1 colher de mel.
Como utilizar o Chá Verde
Se você quer obter todos os benefícios que esse chá pode proporcionar, recomendo que tome, em média 3 xícaras por dia. Assim você terá a oportunidade de se beneficiar com tudo o que o chá pode oferecer.
O Chá precisa ser consumido no intervalo das refeições, para que o organismo não perca a absorção de minerais essenciais.
Se você está gravida ou amamentando, não é recomendado mais que 2 xícaras de chá por dia. Por isso fique atenta a qualquer sintoma que indique uma gravidez e faça um teste para que assim, você reduza o consumo do chá.
Contra indicações
Se você possui problemas de tireoide deve evitar o consumo desse chá, já que estudos comprovaram que o uso do chá altera o funcionamento dessas glândulas.
O Chá também possui cafeína, então se você tem insônia, evite tomar o chá, principalmente à noite.
Pessoas que fazem tratamentos anticoagulante ou que possuem anemia, gastrite, ulceras e insuficiência renal não devem consumir de modo algum o Chá Verde.
Conclusão
Você sabia que o Chá Verde é consumido a milhares de anos no Japão, pois ele assim como outros chás, possui inúmeros benefícios se usado de modo correto e sem excessos.
Se você não se encaixa no grupo de contra indicações, recomendo o uso diário desse chá assim você vai conseguir potencializar sua saúde.
E se você gostou desse conteúdo não deixe de nos acompanhar.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários