Agrião: Bom para diabetes, gripe, tosse e muito mais.

Agrião: Bom para diabetes, gripe, tosse e muito mais.

Agrião é um alimento muito rico e utilizado no Brasil. Inclusive sua fama não se dá apenas pelo fato do gosto peculiar picante, porém pelas suas propriedades medicinais.

Esse vegetal é rico em vitamina C, A, tem atuação antioxidante, antiinflamatória, além de ser riquíssimo em fibras.

Aliás, esse último fato, ajuda bastante para quem quer ter perca de peso, a controlar a fome.

Eis aqui alguns benefícios do agrião:

1 – Controle da Diabetes

Ele tem esta função porque como mencionamos ali em cima, ele possui bastante fibras, e isso ajuda controlar o nível de açúcar no sangue.

2 – Fortalecimento dos Ossos

Outro benefício muito importante do agrião é o auxílio no fortalecimento dos ossos. Ele possui a vitamina K, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos.

3 – Sistema Imunológico

Também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico já que possui Vitamina C, que é um antioxidante sem contar com as vitaminas do complexo B.

Outros Benefícios

Além desses três citados ele é indicado também para combater o envelhecimento precoce, prevenir o câncer, combate prisão de ventre, é utilizado para o tratamento da tosse por decorrência de síndromes gripais.

Também é utilizado para o tratamento de queda de cabelo. Muitas pessoas fazem máscaras contendo agrião entre outros elementos como própolis. Uma aplicação como esta, proporciona hidratação e estimulo para o crescimento capilar.

Falando nisso vou deixar o link aqui para você conhecer o produto espetacular que utiliza extrato de ervas naturais para o crescimento capilar.

Qual a melhor forma de consumir o agrião?

Sem dúvidas, a melhor forma de consumir o agrião é comê-lo in natura, ou seja em forma de salada. Mas tem pessoas que consumem o suco dela, embora não recomendamos.

Outra forma que pode ser consumida, é prepará-la de maneira refogada, ou cozido com outros alimentos.

Agrião: posso comer todos os dias?

Não vemos problema algum. É um alimento saudável vindo da natureza. Há entre aqueles que querem ser exagerados em tudo. Mas convenhamos: melhor consumir agrião todos os dias do que tomar coca-cola todo dia, né?

Tratamento caseiro para expectoração:

O mais conhecido é o xarope de agrião. Como fazer: coloque em uma panela 250 ml de suco de agrião. Esse suco você bate ele no liquidificador. Acrescente e deixe no fogo baixo por algum tempo.

Quando ficar com viscosidade você apague. Após isso você pode colocar algumas gotas de própolis.

Posologia: 1 colher de 8 em 8 horas.

Conclusão

Portanto, o agrião tem propriedades medicinais interessantes que pode te auxiliar no combate de algumas doenças.

Mas não se esqueça: de nada adianta fazer o uso do agrião e não possuir uma vida equilibrada e com hábitos saudáveis.

Contudo, se estiver querendo ainda conhecer mais artigos nossos sobre saúde e bem estar através das plantas medicinais basta clicar aqui.

Espero que tenham gostado deste artigo. Recomende aos seus amigos. Até a próxima.

Sobre o Autor

Jardel Moura
Jardel Moura

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia, é autor deste blog. Pretende auxiliar os leitores a terem um relacionamento com o mundo das ervas medicinais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.